Topo

Inter revê jogo decisivo após um mês e diferencial está fora do time

Argel completa duas semanas de Inter no dia do jogo de volta com Ituano - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Argel completa duas semanas de Inter no dia do jogo de volta com Ituano Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Do UOL, em Porto Alegre

27/08/2015 06h00

Exatos 36 dias depois de perder para o Tigres-MEX, o Internacional volta a jogar uma partida eliminatória. Decisiva. Nesta quinta-feira (27) o Colorado visita o Ituano em jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil com situação para lá de confortável – até derrota garante vaga. E a grande diferença em relação ao fracasso no México nem está no campo, mas sim no banco de reservas: é Argel Fucks.

O treinador, que completa duas semanas de trabalho justamente nesta quinta, é o motivo da mudança no Beira-Rio. O chamado tratamento de choque, baseado no perfil enérgico e franco do ex-zagueiro, já rendeu frutos. Um deles é a sequência de jogos sem levar gols – que se for mantida em Itu assegura classificação às quartas de final.

A comparação no campo, envolvendo apenas a escalação, aponta quatro mudanças em relação ao fatídico jogo em Monterrey. Juan, Aránguiz, Lisandro López e Nilmar começaram a partida do último 22 de julho e, agora, apenas o zagueiro segue no Inter. Na reserva de Paulão.

Fora do campo a comparação exige olhar mais amplo. Depois de levar 3 a 1 em solo mexicano, Diego Aguirre não venceu mais nenhum jogo. A diretoria defende a tese de que o abatimento coletivo foi total e se mostrava irreversível, além de defasagem física considerável em todo elenco. Argel entrou, uma semana depois, com discurso elétrico, regras de convivência e resgate de jogadores arquivados – como Paulão e Vitinho.

Com meros 14 dias de trabalho, Argel vive a sua primeira decisão do jeito que gosta. Técnico desde os 34 anos, comandante precoce. Que se define como treinador ideal para as emergências. Do outro lado estará o Ituano, franco atirador e que aposta tudo no quesito mando de campo para sonhar com uma improvável reviravolta no confronto.  

FICHA TÉCNICA
ITUANO X INTERNACIONAL

Data e hora: 27/08/2015, às 20h (Brasília)
Local: estádio Novelli Jr., em Itu (SP)
Transmissão na TV: Sportv 2
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (PE)
Auxiliares: Fernanda Colombo e Francisco Chaves Bezerra Júnior (ambos de PE)

ITUANO: Fábio; Dick, Leo, Naylhor e João Paulo; Jonatan Lima, Ewerton, Cristian e Claudinho; Zambi e Ronaldo
Técnico: Tarcísio Pugliesi

INTERNACIONAL: Alisson; William, Paulão, Ernando e Geferson; Rodrigo Dourado, Nilton, D’Alessandro e Eduardo Sasha; Valdívia e Vitinho
Técnico: Argel Fucks