Topo

Bola aérea vira esperança do Inter para eliminar o Palmeiras

Quase 40% dos gols marcados pelo Inter de Argel saíram assim: em bola parada ou aérea - Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Quase 40% dos gols marcados pelo Inter de Argel saíram assim: em bola parada ou aérea Imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

30/09/2015 06h00

O Internacional esconde sua escalação, mas não os métodos que pretende usar para eliminar o Palmeiras, nas quartas de final da Copa do Brasil. A bola aérea é apontada pelo Colorado como arma a ser explorada nesta quarta-feira (30), no Allianz Parque. Os números do time dirigido por Argel Fucks confirmam que o expediente tem sido decisivo e se tornou uma espécie de marca registrada nos últimos 50 dias.

Sob o comando de Argel, o Inter marcou 19 gols em 13 partidas. Sete bolas na rede (36,8% do total) saíram de bola parada e outras três em levantamentos para área do adversário. O argumento para esta realidade leva em conta três aspectos: a altura de defensores usados em bola parada, o fôlego curto - que exige outra saída para ganhar jogos, e qualidade técnica na batida.

"Olha quantos gols o Inter fez de bola parada desde que cheguei. Isso define jogos, sim. Temos uma bola bem batida com Alex, D'Alessandro, Vitinho, Valdívia. E jogadores altos. Temos ganhado vários jogos na bola parada", admitiu Argel. "Temos trabalhado muito, dando uma conotação especial. Não por uma fragilidade do adversário, mas por ponto forte do Internacional mesmo", completou.

No dia a dia é possível notar o investimento da comissão técnica no quesito. Em toda sessão de treinos, Argel reforça posicionamento e prática de faltas laterais, frontais e escanteios. Também aproveita o momento para trabalhar contra-ataque rápido com Valdívia e Vitinho (suspenso para o jogo desta quarta-feira).

"(Precisamos) usar nossos pontos fortes. A bola aérea. Está bem claro em jogos dentro e fora de casa. Puxadas de contra-ataque. Temos de colocar na nossa cabeça que temos condições", afirmou o volante Nilton - que marcou o gol da vitória contra o mesmo Palmeiras, em jogo do Brasileirão. De cabeça, após falta lateral cobrada por D'Alessandro.

A estratégia de valorizar a bola parada e jogadas aéreas casa com a ideia difundida por Argel desde o pós-jogo de ida contra o time paulista. Nas palavras do treinador, o Inter jogará por uma bola em São Paulo. E ele torce para que ela seja do jeito que treinou. Por cima.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS X INTERNACIONAL

Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Data: 30 de setembro de 2015, quarta-feira
Horário: 22h(de Brasília)
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio - GO (FIFA)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva - GO (FIFA) e Cristhian Passos Sorence - GO

PALMEIRAS: Fernando Prass; Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Egídio; Arouca, Zé Roberto e Robinho; Dudu, Gabriel Jesus e Barrios.
Técnico: Marcelo Oliveira.

INTERNACIONAL: Alisson, William, Paulão, Réver e Ernando; Rodrigo Dourado, Wellington Martins, Nilton, Alex e Valdívia; Lisandro López.
Técnico: Argel Fucks