Topo

Paulistas igualam cariocas e alcançam melhor desempenho na Copa do Brasil

Do UOL, em São Paulo

02/10/2015 06h00

Palmeiras, Santos e São Paulo mantêm vivas as chances de título na Copa do Brasil. Com a classificação à semifinal, os paulistas igualaram uma marca obtida pelos times cariocas: em 2006, três representantes do Rio de Janeiro também disputaram uma vaga na decisão do torneio.

Naquele ano, os cariocas conseguiram alcançar duas marcas inéditas: além de contar com três equipes na reta final, ainda protagonizaram o primeiro clássico estadual em final da Copa do Brasil. O Flamengo, que venceu o Ipatinga na semifinal, foi campeão sobre o Vasco, que bateu o Fluminense no confronto anterior.

Para igualar essa marca, o Palmeiras terá e derrotar o Fluminense para, depois, enfrentar São Paulo ou Santos na final. Se isso ocorrer, a Copa do Brasil terá a terceira decisão caseira da história --  no ano passado, Cruzeiro e Atlético-MG decidiram o título nacional.

Em 27 edições da Copa do Brasil, os paulistas conseguiram, no máximo, colocar duas equipes nas semifinais. O fato ocorreu cinco vezes -- em três delas, houve confronto direto: o Palmeiras venceu o Santos em 1998, enquanto o Corinthians venceu a Ponte Preta em 2001 e o São Paulo em 2002.

Em 1997, Corinthians e Palmeiras foram eliminados por Grêmio e Flamengo, respectivamente. Em 2012, o time alviverde bateu o Grêmio em uma das semis. Na outra, o São Paulo acabou derrotado pelo Coritiba.

Na história da Copa do Brasil, há equilíbrio no confronto entre São Paulo e Rio: ambos disputaram a final 12 vezes. Os paulistas, em contrapartida, têm mais títulos: são oito taças, contra cinco.

O Palmeiras tenta chegar à sua quarta decisão de Copa do Brasil -- o time foi campeão duas vezes, em 1998 e 2012, e ficou com o vice em 1996. Santos e São Paulo já disputaram uma final cada. Os santistas deram a volta olímpica em 2010.

Já os são-paulinos buscam o título inédito -- em 2000, a equipe perdeu a chance de levantar a taça ao perder para o Cruzeiro. O Fluminense, por sua vez, já disputou três decisões, com vitória em 2007 e derrotas em 1992 e 2005.