Topo

Barrios descarta favoritismo do Santos: 'Final não se joga, se ganha'

Barrios marcou os dois gols do Palmeiras na vitória sobre o Fluminense - Eduardo Anizelli/Folhapress
Barrios marcou os dois gols do Palmeiras na vitória sobre o Fluminense Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

24/11/2015 12h00

Lucas Barrios chegou ao Palmeiras em julho deste ano e logo na estreia pôde comemorar uma vitória sobre o Santos no Allianz Parque. Quatro meses depois, o atacante paraguaio tem a chance de conquistar seu primeiro título no futebol brasileiro, justamente contra o primeiro adversário.

Em entrevista ao UOL Esporte, o atacante alviverde descartou um possível favoritismo do Santos na decisão. Segundo ele, vencer a Copa do Brasil iria coroar uma temporada marcada pelo trabalho.
 
Barrios, que marcou oito gols em 19 partidas com a camisa do Palmeiras, falou também sobre o atual momento do time treinado por Marcelo Oliveira. Para ele, o time irá se recuperar nas últimas partidas de 2015 e mostrar a mesma força apresentada contra Cruzeiro, Inter e Fluminense, no caminho até a Copa do Brasil.
 
Além disso, o camisa 8 afirmou que não acredita em revanche depois de o time alviverde ser derrotado pelo Santos na decisão do Paulistão. De acordo com ele, até a rivalidade entre Fernando Prass e Ricardo Oliveira será esquecida. 
 
UOL Esporte: O Palmeiras é mais forte no mata-mata?
 
Barrios: O Palmeiras é uma equipe forte e está passando uma má fase no Brasileirão. Mas isso não quer dizer que é mais forte no mata-mata e que pode ser menosprezado. Nós sabemos da qualidade que temos e vamos fazer o máximo para levantar a taça.
 
A fase que o time no Campeonato Brasileiro pode atrapalhar?
 
Não estamos conseguindo encontrar o jogo que queremos. O mais importante é que conseguimos chegar à final da Copa do Brasil, depois de enfrentar muitos adversários difíceis. Agora temos que ganhar a final. Eu digo sempre: a final não se joga, se ganha.
 
O clima é de revanche depois de o Palmeiras ter perdido para o Santos na final do Paulista?
 
Não existe revanche. Nós sabemos que às vezes se perde nos pênaltis, mas sabemos que temos lutado o ano inteiro. Vamos lutar nas últimas quatro partidas, vamos lutar na final da Copa do Brasil para ganhar, como lutamos no Paulista. O Palmeiras está voltando a ser uma equipe forte com era antes. Estamos bem. Queremos ganhar um título para coroar um ano que trabalhamos muito. 
 
O que significará jogar a Libertadores pelo Palmeiras?
 
Será muito importante para a gente poder conseguir a vaga na Libertadores, ainda mais sendo campeão. 
 
Decidir em casa é melhor para o Palmeiras?
 
Claro, é muito melhor. Estamos felizes como as coisas seguiram. Mas também sabemos que é importante conseguir um bom resultado em Santos. Temos de jogar nosso jogo, sem loucura, porque a final será em casa.
 
O empate na Vila Belmiro pode ser considerado um bom resultado?
 
Sim, seria um bom resultado, mas o Palmeiras está acostumado a jogar os jogos para ganhar. Sabemos disso. O treinador disse para a gente jogar nosso jogo e precisamos ganhar porque o Palmeiras é muito grande. 
 
Marcar gols fora de casa não será critério de desempate. Como você vê isso?
 
É melhor. Às vezes acontece aquilo que passamos contra o Fluminense. O importante é que a equipe responda nas adversidades. Estávamos perdendo por 2 a 0 e fizemos um gol que nos permitiu alcançar a classificação em casa. É importante não tomar gols, mas também é marcar gols. 
 
Ainda há uma rivalidade entre Fernando Prass e Ricardo Oliveira?
 
Não acredito que tenha rivalidade. Estamos preocupados conosco, não com rivalidade. O Santos não é favorito. A imprensa põe o Santos como favorito. Está bem, mas vamos ver no fim dos 180 minutos quem e o favorito.
 
Sonha em marcar o gol do título?
 
Que o gol seja marcado por qualquer companheiro, qualquer um. Trocaria tudo pelo título antes da fazer um gol. Que um de nós marque para o Palmeiras ser campeão.