Topo

Sem títulos nos pontos corridos, Palmeiras se apega à tradição no mata-mata

Palmeiras volta a enfrentar o Santos em uma decisão de campeonato - Ricardo Nogueira/Folhapress
Palmeiras volta a enfrentar o Santos em uma decisão de campeonato Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

25/11/2015 06h00

O Palmeiras dará início na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, à luta por mais um título. No duelo com o Santos, a equipe alviverde pode levantar a taça em outra disputa de mata-mata -- todas as dez conquistas nacionais do clube vieram dessa forma.

O caminho do time do técnico Marcelo Oliveira na Copa do Brasil confirmou a tradição do time em competições nesse formato. Apesar de viver má fase no Campeonato Brasileiro, o Palmeiras conseguiu eliminar Cruzeiro, Inter e Fluminense até chegar à final.

O aproveitamento desde o início da Copa do Brasil, por exemplo, é de 72,7%, com apenas uma derrota em 11 jogos -- o time venceu sete partidas e empatou outras três. O desempenho é bastante superior ao registrado no Brasileirão. Nos pontos corridos, o Palmeiras conquistou 46,3% dos pontos, com 14 vitórias, oito empates e 14 derrotas. 

O Palmeiras de 2015 já havia mostrado no Campeonato Paulista a força nas disputas de mata-mata. Após fazer a quarta melhor campanha na primeira fase, atrás de Corinthians, Santos e São Paulo, o time conseguiu chegar à final.

Na campanha, o time, que ainda era treinado por Oswaldo de Oliveira, eliminou o Botafogo-SP nas quartas de final, além do rival Corinthians na semifinal, em plena arena de Itaquera, nas decisões por pênaltis.

Historicamente, o clube também consegue fazer isso: no último dos dez títulos nacionais, em 2012, o Palmeiras lutava contra o rebaixamento, mas garantiu o título da Copa do Brasil, vencendo Grêmio e Coritiba na reta final.
 
No Brasileirão, o Palmeiras enfrenta um jejum de 21 anos -- entre os quatro grandes de São Paulo, o clube é o único sem títulos nos pontos corridos do Brasileirão. De 1995 a 2002, o time ainda disputou a final da competição uma vez, mas acabou derrotado pelo Vasco, em 1997.
 
No mesmo período, o clube foi campeão da própria Copa do Brasil (1998), da Libertadores (1999), da Copa Mercosul (1998) e da Copa dos Campeões (2000), todas no mata-mata. Além disso, o time chegou às finais da Mercosul (1999 e 2000) e da Libertadores de 2000.
 
Nas finais da Copa do Brasil deste ano, o gol marcado fora de casa não será usado como critério de desempate. A decisão do torneio será no Allianz Parque, no próximo dia 2. Mais de 32 mil ingressos já foram vendidos.
 
FICHA TÉCNICA
 
SANTOS X PALMEIRAS 
 
Data: 25/11/2015 
Horário: 22h (de Brasília)
Competição: Copa do Brasil (final)
Local: Vila Belmiro, em Santos (SP)
Árbitro: Luiz Flavio de Oliveira (SP) 
Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Carvalho Van Gasse (ambos de SP)
 
SANTOS: Vanderlei; Daniel Guedes, David Braz, Gustavo Henrique e Zeca; Thiago Maia, Renato e Lucas Lima; Gabriel, Ricardo Oliveira e Marquinhos Gabriel. Técnico: Dorival Júnior.
 
PALMEIRAS: Fernando Prass, Lucas, Jackson, Vitor Hugo e Zé Roberto; Amaral, Arouca, Dudu, Robinho e Gabriel Jesus; Barrios. Técnico: Marcelo Oliveira.