Topo

Copa do Brasil só teve três viradas em 26 finais. Uma delas é do Palmeiras

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 06h00

O Santos largou na frente do Palmeiras na luta pelo título da Copa do Brasil 2015 e, se depender do retrospecto histórico das decisões, ficou bem perto de levantar o troféu. Em 26 edições da competição, apenas três delas tiveram viradas na partida decisiva.

Um fato, porém, dá esperança ao torcedor palmeirense: a equipe alviverde já conseguiu a façanha de reverter a vantagem do adversário na segunda final. Isso ocorreu em 1998, depois de o time também perder o primeiro jogo por 1 a 0 — Inter, em 1992, e Sport, em 2008, também alcançaram o feito.

Há 17 anos, o Cruzeiro abriu o mata-mata da final com vitória por 1 a 0 sobre o Palmeiras, no Mineirão, com um gol do atacante Fábio Júnior. Na partida decisiva, o Palmeiras, treinado por Luiz Felipe Scolari, venceu o rival por 2 a 0 e ergueu a taça.

Em 1998, ao contrário da edição atual, o gol marcado fora de casa valia como critério de desempate. Atuando no Morumbi, o Palmeiras abriu o placar com Paulo Nunes, logo aos 12 minutos do primeiro tempo.

O Palmeiras, então, conseguiu evitar que o título fosse decidido nos pênaltis. A um minuto do fim, Oséas marcou o segundo gol palmeirense, após pegar o rebote de uma falta cobrada por Zinho.

Com a conquista da primeira Copa do Brasil, o Palmeiras garantiu vaga na Libertadores de 1999. Depois, conquistou também o título continental, com mais uma virada na final, sobre o Deportivo Cali (COL), que também venceu o primeiro jogo por 1 a 0.

Mais viradas

Em 1992, o Inter viu o Fluminense largar na frente ao fazer 2 a 1 nas Laranjeiras. Na partida decisiva, no Beira-Rio, o time gaúcho conseguiu derrotar o time carioca por 1 a 0, gol de pênalti do zagueiro Célio Silva. O resultado bastou para os gaúchos fazerem a festa.

O Sport, em 2008, foi além. A equipe pernambucana é única a virar um placar de dois gols de diferença. A vítima foi o Corinthians, que venceu por 3 a 1 no Morumbi e viu o adversário fazer 2 a 0 na Ilha do Retiro.

Em 11 finais da Copa do Brasil, a equipe que largou na frente confirmou o título depois. Doze finais começaram com empate no primeiro jogo. Em dez decisões, o time que decidiu em casa foi campeão. Em 15 delas, a equipe fez a festa fora de casa.