Topo

Palmeiras perde arma importante para o 2º jogo: os cruzamentos de Lucas

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

26/11/2015 12h00

O Palmeiras perdeu uma grande arma ofensiva para a a segunda partida da final da Copa do Brasil. O lateral direito Lucas está fora do jogo por ter recebido o terceiro cartão amarelo na Copa do Brasil — no fim do duelo com o Santos, o jogador ainda foi expulso de campo.

O camisa 32 deve fazer falta ao Palmeiras na decisão da próxima quarta-feira. Lucas é uma das principais opções de ataque do time do técnico Marcelo Oliveira: na temporada 2015, o atleta só fica atrás de Robinho e Dudu na lista de assistências para gol.

No total, foram sete passes para gols do Palmeiras na temporada. Na Copa do Brasil, o desempenho é melhor ainda: Lucas é o segundo da lista, com duas assistências. Na decisão, o titular deve ser substituído por João Pedro.

Uma delas foi fundamental para a classificação à semifinal. Na partida de ida das quartas de final, diante do Inter, no Beira-Rio, Lucas foi o responsável pelo cruzamento para Rafael Marques empatar a partida.

Na volta, no Allianz Parque, o lateral participou do lance que deu a vitória por 3 a 2 ao time alviverde. O gol marcado por Andrei Girotto saiu depois de uma jogada pelo lado direito, na tabela entre Lucas e Allione, que alçou a bola na área.

Lucas também foi importante na decisão do Campeonato Paulista. Naquela ocasião, o lateral fez o cruzamento para o gol de Leandro Pereira, no jogo de ida, em São Paulo. Na Vila, o lateral marcou o gol que levou a decisão para os pênaltis.

Força pelos lados

As jogadas pelas laterais, inclusive, são pontos fortes do Palmeiras na Copa do Brasil. Desde as quartas de final, todos os gols com bola rolando saíram após cruzamento na área.

Além dos gols marcados por Rafael Marques no Beira-Rio e Andrei Girotto no Allianz Parque, Vitor Hugo balançou a rede de cabeça após escanteio cobrado por Zé Roberto — na ocasião, o zagueiro abriu o placar contra o Inter. Na semifinal, Barrios fez 1 a 0 depois de Robinho avançar pela direita.

O time alviverde perdeu por 1 a 0 na Vila Belmiro e precisa vencer por dois gols de diferença para ser campeão. Se derrotar o rival por um gol de saldo, a decisão será nos pênaltis.