Topo

Pôster do Santos campeão é vendido; editora diz que Palmeiras terá versão

Pôster do Santos como campeão é vendido nas bancas - Reprodução
Pôster do Santos como campeão é vendido nas bancas Imagem: Reprodução

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

30/11/2015 17h13

A segunda final da Copa do Brasil só será disputada na próxima quarta-feira, às 22h, no Allianz Parque. Dois dias antes, porém, uma revista com o pôster do time do Santos, como campeão da competição, já é vendida nas bancas.

A publicação é da Editora Escala, com sede na cidade de São Paulo. A revista traz, na capa, a foto do atacante Gabriel, com a manchete "Copa do Brasil 2015 - Santos, um time campeão". Em contato com a reportagem do UOL Esporte, a editora disse uma versão do Palmeiras estará à venda até a próxima quarta-feira.

"O fato de (o Santos) ter vencido a primeira partida da final foi o motivo da Revista Pôster do Santos ser lançada antes. Por isso, o material do Palmeiras ainda não está nas bancas", explicou em nota.

Segundo a editora, algo parecido já havia sido feito em relação ao Brasileirão 2015. "Já fizemos o do Corinthians, este, sim, cravando o time como Campeão do Campeonato Brasileiro de 2015 e estamos preparados para lançar o do Palmeiras", afirmou.

O clube paulista se pronunciou sobre o fato e disse que tomará "as providências cabíveis", por uso indevido das imagens dos jogadores do elenco santista.

"O Santos FC esclarece que não tem contrato de licenciamento com a Editora Escala para uso de imagens de qualquer tipo, como foto de jogadores e escudo do clube. Sendo assim, o clube tomará as providências cabíveis", disse o clube em nota divulgada no site oficial.

A editora, por sua vez, explicou por que o clube não foi consultado. "É um direito da imprensa noticiar fatos e informar. E também um direito fazê-lo sem necessidade de prévia autorização, pois isso configuraria censura prévia. Foi por este motivo que o Santos Futebol Clube não foi consultado", frisou. 

A revista traz fotos de quatro jogadores: Gabriel, Lucas Lima, Ricardo Oliveira e Renato, além do time que jogou a partida de ida e do técnico Dorival Júnior. A publicação ainda tem os principais cantos da torcida santista.
 
O Santos venceu o Palmeiras por 1 a 0 a primeira partida da final da Copa do Brasil. O time alvinegro será campeão com um empate na arena do Palmeiras. Uma vitória alviverde por um gol de diferença leva a decisão para os pênaltis.