Topo

Algoz do Santos no ano deixou Palmeiras há 3 meses. Barrios assumirá papel?

Barrios marcou dois gols na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil - Eduardo Anizelli/Folhapress
Barrios marcou dois gols na partida de volta da semifinal da Copa do Brasil Imagem: Eduardo Anizelli/Folhapress

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

01/12/2015 06h00

O Palmeiras entrará em campo na próxima quarta-feira com a missão de vencer o Santos por pelo menos um gol de diferença — com esse resultado, a Copa do Brasil será decidida nos pênaltis. Em 2015, o time alviverde já conseguiu bater o rival por 1 a 0 duas vezes, ambas no Allianz Parque e com gols do atacante Leandro Pereira.

O jogador, porém, deixou o clube no fim de agosto rumo ao Brugge, da Bélgica, após disputar 30 partidas com a camisa palmeirense, com dez gols marcados. Na segunda final da competição, Lucas Barrios tentará fazer o torcedor esquecer o antecessor.

Na semifinal da Copa do Brasil, o atacante paraguaio mostrou estrela e capacidade de decisão diante do Fluminense ao marcar os dois gols da vitória por 2 a 1 no Allianz Parque. A vaga na final, depois, foi conquistada nos pênaltis.

Entre os três centroavantes do elenco do Palmeiras, Barrios é o mais efetivo. O paraguaio tem um gol a cada 146 minutos em campo -- são oito gols em 20 partidas. Já Cristaldo marca um gol a cada 162 minutos. Alecsandro, por sua vez, precisa de 417 minutos para balançar a rede uma vez.
A marca de Barrios é, inclusive, superior à registrada por Leandro Pereira na passagem pelo Palmeiras -- o jogador fez um gol a cada 171 minutos. Em entrevista ao UOL Esporte, em setembro passado, o atacante disse que torce pelos ex-companheiros.
"O Palmeiras está bem servido de atacantes, e eu torço para que eles façam o melhor dentro do Palmeiras. Espero que um dia eu volte para reescrever o que eu deixei para trás no Palmeiras", disse Leandro.
Em entrevista coletiva concedida nesta segunda-feira, Barrios, que não conseguiu brilhar na partida de ida e acabou substituído por Rafael Marques no segundo tempo, relembrou os gols importantes que fez na carreira. E citou um marcado no jogo que garantiu o título alemão ao Borussia Dortmund na temporada 2010/2011 após uma partida contra o Nuremberg.
"Tive bons momentos. Fiz pelo Dortmund quando fomos campeões da Bundesliga. Também fiz na Copa América, marquei gols importantes. Seria bom terminar a temporada com um gol. Gostaria de marca agora, como na semifinal. Fechar o ano levantando a taça. Seria um gol importante também", finalizou o atacante.