Topo

Mattos diz que título da Copa BR é só início: "precisamos e vamos melhorar"

Do UOL, em São Paulo

03/12/2015 00h46

O diretor de futebol do Palmeiras, Alexandre Mattos, afirmou após a conquista da Copa do Brasil que o título é apenas o início de uma nova era no clube.

“Esse é o princípio de uma linda caminhada que vem pela frente. Saí de uma acomodação em Minas, podia ter ficado lá por muitos anos. Não estamos satisfeitos, estamos feliz pela torcida, jogadores, mas ainda precisa melhorar muito, e vamos melhorar”, afirmou Mattos, que fez dupla com Marcelo Olivera no Cruzeiro bicampeão brasileiro.

Mattos chegou a ganhar o apelido de Alexandre Mittos após fazer mais de 20 contratações para o Palmeiras no começo do ano. Um deles, acabou dando chapéu no Corinthians ao trazer o atacante Dudu, autor dos dois gols da final da Copa do Brasil contra o Santos.

 

Para 2016, Zé Roberto, capitão da equipe na decisão da Copa do Brasil, já avisou que será o seu último ano como atleta profissional. Confira abaixo quem deve sair e quem ainda pode ter alguma chance no elenco.

Devem sair

Aranha - goleiro
O goleiro veio do Santos e e teve apenas uma oportunidade, ainda no Campeonato Paulista. Atualmente, não tem nenhuma chance de brigar pela posição de titular com Fernando Prass, que já renovou contrato. Experiente e com salário acima da média, não deve permanecer no alviverde em 2016. O Palmeiras, inclusive, já tem praticamente acertado com o goleiro Vagner, do Avaí.

Victor Ramos – zagueiro
Victor Ramos chegou a ser titular em partes da temporada, e até teve bons momentos com a camisa do Palmeiras, alternados com algumas falhas. Atualmente, está atrás de Jackson na preferência de Marcelo Oliveira. Emprestado pelo Monterrey, do México, não deverá ser contratado em definitivo.

Andrei Girotto – volante
Com lesões em Gabriel e Arouca, Girotto teve oportunidade de assumir uma vaga no meio de campo palmeirense, mas não conseguiu aproveitar. Nas últimas quatro vezes que começou como titular, foi sacado no intervalo. Emprestado pelo Tombense até o final da temporada, não deve permanecer.

João Paulo – lateral esquerdo
Chegou para brigar pela posição de titular, mas atualmente é a terceira opção para a lateral esquerda, atrás de Zé Roberto e Egídio. O ano que vem terá a volta de Victor Luís, lateral da base alviverde que está emprestado ao Ceará. João Paulo, que pertence ao Desportivo Brasil, não deve seguir na Academia de Futebol.

Kelvin – atacante
Kelvin fez boas partidas e não deixou má impressão, mas perdeu espaço com a ascensão de Gabriel Jesus aos titulares. Esteve em campo na final da Copa do Brasil ao substituir Gabriel Jesus na Vila Belmiro, mas não brilhou. Além disso, pertence ao Porto, e seria necessário um investimento alto para mantê-lo em definitivo.

Dúvidas

Rafael Marques – atacante
Rafael é a principal dúvida: por um lado, é artilheiro do clube na temporada, querido pela torcida e uma boa influência no grupo; pelo outro, tem 32 anos e custaria US$ 1,5 milhão para tirá-lo do Henan Jianye, da China – o investimento é considerado alto. O Palmeiras, através do presidente Paulo Nobre já disse que quer mantê-lo e há outros clubes brasileiros se interessados, entre eles o Grêmio.

Jackson – zagueiro
Jackson é titular ao lado de Vitor Hugo – pertence ao Internacional e está emprestado até o fim da temporada; o clube gaúcho está disposto a negociá-lo, mas ainda não tem a mãos uma proposta. O Palmeiras chegou a admitir interesse em manter o defensor, mas a permanência não é certa.

Cristaldo e Mouche – atacantes
Os dois são úteis ao Palmeiras – Mouche voltou recentemente de contusão, enquanto Cristaldo é vice-artilheiro do time. Apesar disso, são reservas, ganham salário em dólar e são dois atletas que têm mercado para uma possível negociação. Se aparecer uma boa proposta, podem sair.