Topo

Caldeirão e artilheiro do ano esperam o Cruzeiro na estreia da Copa BR

Raposa da Paraíba será o primeiro adversário do Cruzeiro na Copa do Brasil de 2016 - Leonardo Silva/Vipcomm
Raposa da Paraíba será o primeiro adversário do Cruzeiro na Copa do Brasil de 2016 Imagem: Leonardo Silva/Vipcomm

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

19/04/2016 06h00

Já em solo paraibano, o Cruzeiro se prepara para encarar o primeiro de dois compromissos em sua semana mais importante de 2016 até o momento. Antes de buscar a classificação às finais do Campeonato Mineiro, o time celeste visita o Campinense na estreia da Copa do Brasil. Tetracampeão do torneio, a tradição fala alto e a favor do clube, derrotado apenas duas vezes em 19 jogos inaugurais já feitos. No entanto, o cenário desta quarta-feira vai ser de pressão contra os comandados de Deivid, que terão como rivais um time embalado, um estádio cheio e o maior artilheiro do país até aqui.

Campeão da Copa do Nordeste de 2013, edição que marcou o retorno do torneio ao calendário brasileiro, o Campinense já garantiu presença na final deste ano. No último domingo, o rubro-negro superou o Sport nos pênaltis diante de um grande e acalorado público no estádio Amigão, e voltou a embalar após o tropeço no jogo da ida.

De acordo com os números da CBF, o estádio pode comportar um público de até 19 mil pessoas. Assim como o Cruzeiro, a Raposa da Paraíba só perdeu dois compromissos na atual temporada, mas nenhum dentro dos seus domínios. No estadual, o time disputa a segunda fase e ainda está invicto.

Além da expectativa de bom público e do time motivado para vencer na estreia da Copa do Brasil, o Campinense ainda apresenta outra arma superior a qualquer outra equipe. Pelo menos nos números, ninguém tem mais gols no Brasil que Rodrigão. O atacante rubro-negro marcou por 16 vezes na temporada e é o atual artilheiro do ano. Em Minas, quem chega mais perto do feito é Robinho, do Atlético-MG, com dez. No Cruzeiro, Rafael Silva é o goleador, com cinco gols marcados até aqui.

Apesar de torneios diferentes, o Cruzeiro terá basicamente missões parecidas na quarta e no domingo. Para eliminar o jogo da volta na estreia da Copa do Brasil, o clube precisa não só fazer o dever fora de casa, mas vencer o Campinense por dois gols de diferença. Se vencer o América pelos mesmos 2 a 0 na primeira semifinal mineira, o time celeste também garante sua vaga para a decisão do estadual.