Topo

Herói do carioca decide, e Vasco avança na Copa do Brasil sob vaias

Vasco saiu perdendo, mas arrancou empate aos 47 minutos do 2º tempo com Rafael Vaz - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Vasco saiu perdendo, mas arrancou empate aos 47 minutos do 2º tempo com Rafael Vaz Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Do UOL, em São Paulo

18/05/2016 21h26

O Vasco esteve irreconhecível na maior parte do jogo, foi vaiado pela torcida em São Januário e quase perdeu a maior invencibilidade do futebol brasileiro, mas arrancou empate por 1 a 1 no finzinho e avançou à terceira fase da Copa do Brasil nesta quarta-feira (18). O jogo de ida tinha sido 1 a 0 para o Cruzmaltino.

Diego abriu o placar para o CRB, mas os donos da casa foram buscar a igualdade com Rafael Vaz - que já havia sido herói ao fazer o gol do título carioca. A curiosidade é que Vaz, zagueiro de origem, entrou no jogo a 10 minutos do fim na função de centroavante. Agora, o Vasco enfrentará na terceira fase da Copa do Brasil o Santa Cruz-PE.

Quem foi bem: Diego, ex-Vasco, brilha pelo CRB

O melhor jogador em campo estava acostumado a jogar em São Januário. Diego, lateral esquerdo do CRB que marcou um belo gol de falta e foi a principal válvula de escape dos visitantes no jogo, foi revelado nas categorias de base do Vasco. Em 127 jogos pelo clube entre 2004 e 2007, ele marcou nove gols. Dessa vez, no entanto, a vítima foi o próprio Vasco. Lembra dele, torcedor?

Quem foi mal: Pikachu passa em branco e sofre na marcação

Ex-artilheiro no Paysadu, Yago Pikachu ainda não disse a que veio no Vasco. O jogador ainda não balançou as redes pelo clube carioca e perdeu a melhor chance da equipe no primeiro tempo, quando atuou como meia. Após cruzamento rasteiro de Bruno Ferreira, Pikachu pegou embaixo da bola e chutou por cima do travessão. Além disso, não conseguiu recompor junto ao meio de campo e sofreu com as subidas de Diego, atuando como lateral na etapa final. Bruno Ferreira, substituído no intervalo, merece igualmente a menção negativa.

Thalles assume comando do ataque

Após a despedida do colombiano Riascos, que retornou ao Cruzeiro após período de empréstimo em São Januário, coube à revelação Thalles assumir o comando de ataque do Vasco. Munido por Nenê, Jorge Henrique e Andrezinho, o atacante de 21 anos se movimentou bastante, fez algumas boas jogadas de pivô, mas não esteva à altura, não fez a diferença como o antecessor e acabou substituído justamente pelo herói Rafael Vaz.

Vasco começa mal e só melhora no fim

Rafael Vaz - Paulo Fernandes/Vasco.com.br - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Com a vantagem de 1 a 0 conquistada no jogo de ida, em Maceió, no Rei Pelé, o Vasco começou mal a partida: lento, mal posicionado e errando muitos passes. A primeira e única chance de gol na etapa inicial foi desperdiçada por Yago Pikachu, ex-artilheiro do Paysandu que não marcou ainda pelo cruz-maltino. Assim, o Vasco viu o rival alagoano criar as melhores chances, tomou um belo gol de falta e poderia ter tomado mais uma – salvo pelo bom goleiro Martín Silva. O Vasco voltou melhor na etapa final, acertando mais passes e saindo bem pela direita com Eder Luis, que substituiu Bruno Ferreira. Mas continuou dando espaços atrás e só chegou ao empate na pressão, já nos acréscimos, com Rafael Vaz, que havia marcado o gol do título no Campeonato Carioca.

CRB surpreende em São Januário

Nene - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco - Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco
Imagem: Paulo Fernandes / Site oficial do Vasco

Na condição de azarão e em desvantagem, o CRB surpreendeu em São Januário e foi melhor no primeiro tempo. Quem esperava ver os alagoanos atrás, na retranca, foi pego de surpresa. Os visitantes apostaram corretamente na subida em velocidade do bom lateral esquerdo Diego, que marcou belo gol de falta, e nas jogadas em função do centroavante Neto Baiano, que deu trabalho à dupla de zaga do Vasco. Após obter vantagem no primeiro tempo, voltou à etapa final com boa postura, sem se fechar totalmente na defesa e saindo bem no contra-ataque.

Jorginho escala mal, mas corrige no intervalo

Jorginho - Paulo Fernandes/Vasco.com.br - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Jorginho armou o Vasco com duas linhas de quatro, com Yago Pikachu aberto na direita e Jorge Henrique jogando pela esquerda, com Mattos e Nenê no meio. O problema é que foi a primeira vez que Pikachu atuou no mesmo setor do lateral direito Bruno Ferreira. A dupla sofreu desentrosada, principalmente com as subidas do lateral esquerdo do CRB, Diego, que fez o gol de falta, aliás. E foi justamente pelo setor esquerdo que os alagoanos chegaram com mais perigo ao longo do jogo, sempre buscando o experiente centroavante Neto Baiano. Foi o calcanhar de Aquiles do Vasco no primeiro tempo – erro corrigido por Jorginho já no intervalo. O treinador sacou Bruno Ferreira e colocou Eder Luiz, trazendo Pikachu para a lateral direita, sua posição de origem. O treinador do Vasco voltou a acertar ao sacar o apagado Thalles para lançar mão de Rafael Vaz na posição de centroavante, na substituição que deu a classificação ao Vasco.

'Bicho' de R$ 300 mil

Cientes da difícil missão, os dirigentes do CRB resolveram mexer no bolso para motivar seus jogadores. O clube prometeu pagar R$ 300 mil de “bicho” caso a equipe alagoana eliminasse o Vasco na Copa do Brasil. A premiação seria dividida entre os atletas que foram relacionados.

Juca Kfouri: "Vasco sentiu falta de Riascos"

Para o blogueiro do UOL Esporte Juca Kfouri, a principal dificuldade do Vasco nesta quarta foi a ausência de Riascos. Segundo ele, a prova do peso do desfalque é que Jorginho teve que colocar um zagueiro, Rafael Vaz, para fazer a função de centroavante.

Ficha técnica

VASCO DA GAMA 1 X 1 CRB-AL

Local:São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Data e hora: 18 de maio (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Francisco de Paula dos Santos Silva Neto (RS)
Assistentes: Jorge Eduardo Bernardi (RS) e Lucio Beiersdorf Flor (RS)

Gols: Diego (31' do segundo tempo) e Rafael Vaz (47' do segundo tempo)

VASCO: Martin Silva; Bruno Ferreira (Eder Luis), Rodrigo, Luan e Julio Cesar; Marcelo Mattos (Evander), Yago Pikachu, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Thalles (Rafael Vaz). Técnico: Jorginho

CRB:Juliano; Bocão, Audálio, Jussani e Diego; Olívio, Rivaldo, Matheus Galdezani, Gerson Magrão e Luidy (Rodolfo); Neto Baiano. Técnico: Mazola Júnior