Topo

Goleiro falha no fim, e Luan garante empate do Vasco diante do Santa Cruz

Luan aproveitou rebote para marcar; T. Cardoso defendeu, mas soltou para o próprio gol - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Luan aproveitou rebote para marcar; T. Cardoso defendeu, mas soltou para o próprio gol Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Do UOL, em São Paulo

13/07/2016 23h42

O Vasco sofreu, mas conseguiu um empate diante do Santa Cruz nesta quarta-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil. Jogando no Estádio de São Januário, o time carioca arrancou o empate por 1 a 1, graças ao gol marcado pelo zagueiro Luan no fim do segundo tempo. Bruno Moraes fez o gol dos pernambucanos.

A partida consolidou a fase irregular do Vasco da Gama, que ostentou uma invencibilidade de 34 jogos no início do ano. Com a partida desta quarta-feira, nos últimos nove jogos, foram quatro vitórias, um empate e quatro derrotas.

O Santa, por sua vez, perdeu a chance de conquistar sua segunda vitória consecutiva. No domingo, pelo Campeonato Brasileiro, a equipe comandada por Milton Mendes havia vencido o Internacional por 1 a 0.

Os dois times fazem o confronto de volta no dia 20 de julho. A partida acontece no Estádio do Arruda, no Recife, às 21h45 (horário de Brasília).

Em melhor momento, Luan decidiu

O zagueiro Luan disse na última semana que vive "o melhor momento" da carreira. Líder do elenco e convocado para a disputa dos Jogos Olímpicos de 2016, no Rio, o camisa 4 virou uma referência no elenco. E coube justamente a ele marcar o gol de empate no fim do segundo tempo, beneficiando-se da falha do goleiro Tiago Cardoso.

O mistão do Santa Cruz

O Santa Cruz, por sua vez, aposta na Copa Sul-Americana e trata a Copa do Brasil como 'plano B'. Por isso, importantes nomes do time de Milton Mendes foram poupados - casos do lateral direito Léo Moura, do zagueiro Danny Morais e do volante Uillian Correia, além dos atacantes Keno e Grafite. Uillian Correia e Keno acabaram entrando.

Santa Cruz e o Dia do Rock

Neste 13 de julho, é celebrado no Brasil o Dia Mundial do Rock, em referência à realização do primeiro Live Aid nesta data em 1985. Para celebrar a data, o Santa Cruz entrou em campo vestindo camisetas brancas que faziam referências a artistas e bandas como Raul Seixas, Chico Science & Nação Zumbi, Sepultura e AC/DC. Na partida, porém, o time pernambucano usou seu uniforme tricolor.

Ação de marketing do Santa Cruz coloca nome de bandas na camisa do time - Divulgação - Divulgação
Imagem: Divulgação

Visitante? Santa abre o placar (e sufoca)

Mesmo jogando fora de casa, o Santa precisou de pouco tempo para abrir o placar. Aos 3 min, Bruno Moraes recebeu passe em profundidade nas costas de Rodrigo, avançou pela direita e tocou na saída de Martín Silva - o goleiro ainda tocou na bola, mas não evitou o gol. Lelê teve a chance de ampliar aos 28 min, mas recebeu o passe de Bruno Moraes em condição irregular. O Vasco teve sua melhor oportunidade aos 44 min, quando Andrezinho abriu na direita para Madson; o camisa 2 entrou na área e chutou, mas foi parado por Tiago Cardoso.

Reação no fim do jogo

Após o intervalo, o Santa Cruz seguiu pressionando, mas sem chegar ao segundo gol. Aos 6 min, Bruno Moraes chutou e Martín Silva defendeu com as pernas. Com 19 min, João Paulo cabeceou e Martín Silva defendeu de novo. Aos 29 min, João Paulo bateu falta e parou na defesa do goleiro uruguaio; no rebote, Keno foi travado. Quando tudo parecia decidido, porém, veio o empate: após escanteio pela direita, Thalles cabeceou e Tiago Cardoso defendeu; Luan pegou a sobra e chutou - o goleiro do Santa defendeu, mas acabou empurrando para a o próprio gol.

Tiago Cardoso falha e Vasco empata diante do Santa Cruz - Paulo Fernandes/Vasco.com.br - Paulo Fernandes/Vasco.com.br
Tiago Cardoso falha e Vasco empata diante do Santa Cruz
Imagem: Paulo Fernandes/Vasco.com.br

Próximos jogos

O Vasco volta a entrar em campo no sábado, quando encara o Luverdense no MT em jogo pela Série B do Campeonato Brasileiro. No dia seguinte, pela Série A, o Santa Cruz visita o América-MG em Belo Horizonte.

VASCO 1 X 1 SANTA CRUZ

Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
Data: 13 de julho de 2016 (quarta-feira)
Árbitro: Joelson Nazareno Ferreira (PA)
Auxiliares: Celso Luiz da Silva (MG) e Luiz Antônio Barbosa (MG)
Cartões amarelos: Madson, Jorge Henrique e Júlio César (CRVG); Derley, Tiago Costa e Tiago Cardoso (SCFC)
Gols: Bruno Moraes (SCFC), aos 3 min do 1º tempo; Luan (CRVG), aos 44 min do 2º tempo

VASCO
Martín Silva, Madson (Yago Pikachu), Luan, Rodrigo e Julio Cesar; Marcelo Mattos, Henrique, Andrezinho e Nenê; Jorge Henrique e Leandrão (Thalles)
Técnico: Jorginho

SANTA CRUZ
Tiago Cardoso; Vítor, Neris, Wellington Costa e Tiago Costa; Derley, Wellington César (Uillian Correia), Leandrinho (João Paulo), Marcílio e Lelê (Keno); Bruno Moraes
Técnico: Milton Mendes