Topo

Grêmio simula campo sintético e faz mistério para estreia na Copa do Brasil

Preparador de goleiros do Grêmio usa lona para simular campo sintético - Marinho Saldanha/UOL
Preparador de goleiros do Grêmio usa lona para simular campo sintético Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

23/08/2016 11h40

Com três alternativas de time, Roger Machado optou pelo mistério. Autorizou a imprensa presente apenas no aquecimento do treinamento desta terça-feira (23), no CT Luiz Carvalho. Com Walace e Luan de volta da seleção (e sem os cabelos descoloridos), o Grêmio simulou a grama sintética para encarar o Atlético-PR.

Enquanto os jogadores de linha aqueciam, o preparador de goleiros Rogério Godoy utilizou uma lona azul para cobrir o gramado na área em frente a um dos gols. Chutou, de longe, a bola em direção a meta defendida alternadamente pelos goleiros gremistas. A ideia era que ela quicasse sobre a lona para simular a mudança de velocidade proporcionada pelo gramado sintético da casa do Atlético-PR, adversário desta quarta na abertura das oitavas de final da Copa do Brasil. 
 
Foram repetidas conclusões defendidas pelos goleiros, que eventualmente erravam a chegada exatamente prejudicados pela diferente dinâmica. Rogério procurou preparar seus comandados para que na hora da partida o piso não seja problema. 
 
Foi possível observar apenas a roda de bobinho e algumas trocas de passe do grupo principal. Luan e Walace, de volta da seleção, trabalharam normalmente. Agora sem os cabelos 'loiros', descoloridos na comemoração pela conquista da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Ambos pintaram de preto. Edílson não esteve presente pois viajou para acompanhar seu julgamento em razão da expulsão contra o América-MG, pelo Brasileiro. 
 

Apenas o aquecimento de treinamento do Grêmio foi aberto para imprensa - Marinho Saldanha/UOL - Marinho Saldanha/UOL
Imagem: Marinho Saldanha/UOL

Três opções de time

O mistério vai perdurar até os momentos decisivos. Roger Machado não contará com Wallace Reis - que já jogou a Copa do Brasil pelo Flamengo. Ali entrará Kannemann. Mas com o retorno de Luan, o setor ofensivo demanda curiosidade. 
 
A primeira opção, e mais provável, é a utilização de três volantes com as saídas de Everton e Pedro Rocha da equipe. Desta forma, Walace, Jaílson e Maicon formariam o setor com Douglas mais avançado e Bolaños na dupla de frente com Luan. 
 
A segunda opção é a manutenção da movimentação natural da equipe com Everton e Bolaños pelos lados, Douglas centralizado e Luan na frente. Neste caso, quem perderia vaga para volta de Walace seria Jaílson. 
 
E a terceira alternativa seria a utilização de dois jogadores velozes pelos lados (Rocha e Everton), com o simples retorno de Luan na frente. Desta forma, Bolaños deixaria o time. 
 
Grêmio e Atlético-PR jogam nesta quarta-feira às 19h30 (horário de Brasília), na Arena da Baixada.