Topo

Atalho ou peso? Grêmio abre Copa do Brasil em dúvida sobre valor do torneio

Grêmio começa a sua participação na Copa do Brasil contra o Atlético-PR - Rodrigo Rodrigues/Grêmio FBPA
Grêmio começa a sua participação na Copa do Brasil contra o Atlético-PR Imagem: Rodrigo Rodrigues/Grêmio FBPA

Do UOL, em Porto Alegre

24/08/2016 06h00

Atalho para a Libertadores ou um peso na disputa do título do Brasileiro. O Grêmio ainda não tem avaliação definitiva sobre a Copa do Brasil. Abrindo sua participação nas oitavas de final do torneio nesta quarta-feira (23) contra o Atlético-PR fora de casa, o time de Roger Machado irá definir a validade da competição apenas mais para frente. 

"Estamos em uma fase inicial da competição, não é hora de pensar em prioridade ou não", disse o técnico na última semana. 
 
A estratégia gremista mira 'testar' a disputa e analisar o andamento do Brasileiro para se posicionar apenas mais para frente em relação a prioridades. Por enquanto, Roger irá utilizar titulares sempre, mantendo o discurso que faz desde o ano passado na busca por um título, seja ele qual for.
 
Mas a Copa do Brasil surge em um momento complicado. O Grêmio perdeu contato com os primeiros lugares do Brasileiro, tem um jogo a menos que a maioria dos concorrentes na competição e sofre com baixas por conta de seleções. Investir na Copa pode desgastar o elenco para o Brasileiro. E abrir mão dela significaria desistir de um título que o torcedor gremista tanto espera. 
 
"Não podemos pensar em atalho para a Libertadores. Queremos ganhar a Copa do Brasil.  Uma coisa de cada vez. O desgaste é normal, mas temos uma equipe qualificada para fazer a recuperação. Acho que isso vai de cada um, não estou assim 100% fisicamente, mas também não estou desgastado. Consigo jogar e vou até onde puder", explicou o volante Walace, que retornou da seleção brasileira olímpica. 
 
"Queremos conquistar cada uma das competições que disputamos. É o nosso calendário, temos que seguir", explicou o presidente Romildo Bolzan Júnior. 


Time modificado e muito mistério

Roger Machado fechou as portas do último treinamento gremista antes do duelo com o Atlético-PR. Kannemann deve fazer sua estreia na zaga, Luan e Walace voltam ao time e Maicon é baixa por conta de uma lesão. Temendo reflexo do campo sintético da Arena da Baixada na atuação dos goleiros, o preparador Rogério Godoy usou a última atividade para simular a dinâmica da bola. Usou, para isso, uma lona sobre o gramado do CT Presidente Luiz Carvalho. 
 
FICHA TÉCNICA
ATLÉTICO-PR X GRÊMIO
Data e hora: 24/08/2016 (quarta-feira), às 19h30 (Brasília)
Local: Arena da Baixada, em Curitiba (PR)
Transmissão na TV: Sportv
Árbitro: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho e Marcelo Van Gasse (Ambos de SP)
ATLÉTICO-PR: Weverton; Rafael Galhardo (Léo), Paulo André, Thiago Heleno e Sidcley; Otávio, Hernani, Luciano Cabral e Marcos Guilherme; Yago (Juninho)e André Lima.
Técnico: Paulo Autuori
GRÊMIO: Marcelo Grohe; Edílson, Pedro Geromel, Kannemann e Marcelo Oliveira; Walace, Jaílson, Miller Bolaños (Pedro Rocha), Douglas e Everton; Luan.
Técnico: Roger Machado