Topo

Como reformulações forçadas mudaram Flu e Corinthians, rivais na Copa do BR

Gustavo Scarpa é principal nome do Fluminense, rival do Corinthians nesta quarta-feira - MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC
Gustavo Scarpa é principal nome do Fluminense, rival do Corinthians nesta quarta-feira Imagem: MAILSON SANTANA/FLUMINENSE FC

Bernardo Gentile e Dassler Marques

Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

31/08/2016 06h00

O duelo entre Fluminense e Corinthians nesta quarta-feira, em Edson Passos, resume a situação de vários clubes brasileiros. Em franca reformulação durante a temporada, as equipes se encontram pela Copa do Brasil para tentar validar um novo caminho. 

Separados por seis pontos no Brasileirão - o Flu é nono colocado e o Corinthians é quarto -, os dois clubes atravessam estágios diferentes nesse processo. 

A equipe dirigida por Levir Culpi, segundo treinador tricolor na temporada, vive momento de ascensão. Das últimas cinco partidas, o Fluminense venceu três e empatou uma, e assim indicou um time titular mais consolidado após baixas importantes como Fred e Diego Souza. Com Gustavo Scarpa como protagonista e Henrique Dourado e Wellington no ataque, trouxe mais otimismo para os últimos meses do ano e, em especial, a Copa do Brasil. 

Depois de conseguir manter o Corinthians nos trilhos por algum tempo, Cristóvão Borges atravessa momento de instabilidade. No mesmo período de cinco jogos, conseguiu somente uma vitória no Brasileirão, com três derrotas e um empate. Mesmo assim, a equipe se conserva no G-4 do Brasileirão enquanto tem baixas: em uma semana, Cristóvão perdeu a dupla de volantes titular, Elias e Bruno Henrique.

Fluminense busca novos protagonistas e vive nova fase com Levir Culpi

O atual time do Fluminense é completamente diferente do que iniciou a temporada. Para início de conversa, Fred e Diego Souza formavam a espinha dorsal. Como sabemos, a dupla transferiu-se para Atlético-MG e Sport, respectivamente. E a reposição só ocorreu com a abertura da janela de transferências.

Henrique Dourado chegou para o lugar de Fred e demorou alguns jogos para engrenar e mostrar seu valor. Com a insistência de Levir Culpi, o atacante já marcou duas vezes e ajudou a garantir duas vitórias para o Fluminense. No meio de campo, o Tricolor apostou na quantidade. Após tentar Dátolo, do Atlético-MG, trouxe Marquinho e Aquino. Nenhum dos dois chegou com status de titular, e eles ainda esperam uma oportunidade para mostrar serviço. 

Levir, porém, mudou o esquema e trocou apoiadores por atacantes de velocidade. Assim, Wellington, Marcos Júnior e até Danilinho, que virou o 12º jogador da equipe, têm se aproveitado do novo desenho tático do Flu. 

Após a abertura da janela de transferências William Matheus, Wellington e Henrique Dourado assumiram a posição de titular do time. Jogadores como Maranhão, Dudu, Magno Alves e Richarlison perderam espaço e muitas vezes nem no banco ficam. 

Corinthians procura estabilidade para Cristóvão após perder titulares em atacado. O último foi Elias

A construção de um novo time fica cada vez mais evidente para o Corinthians após o título brasileiro de 2015. Se já não bastasse a saída de seis titulares no início da temporada, a janela de transferências trouxe ainda mais desfalques para o treinador Cristóvão Borges. 

Nesta quarta, o volante Camacho deverá ter sua primeira real oportunidade como titular ao lado de Cristian e Rodriguinho no meio-campo. Ele é a grande esperança do Corinthians para dar nova vida ao setor após as vendas de Bruno Henrique (semana passada para o Palermo-ITA) e Elias (na terça para o Sporting-POR). Antes, nesse meio de ano, a direção corintiana já havia transferido Luciano, André, Maycon, Felipe, Matheus Pereira e Alan Mineiro. 

Na Copa do Brasil, a vida do treinador Cristóvão Borges é mais complicada por não contar com reforços adquiridos na semana passada. O volante Jean (ex-Paraná Clube) e o centroavante Gustavo (ex-Criciúma) já integram o elenco, mas só podem atuar no Campeonato Brasileiro. 

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE x CORINTHIANS 
Local:
 Estádio Giulite Coutinho, em Mesquita (RJ)
Hora: 21h45
Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)
Auxiliares: Christian Passos Sorence e Leone Carvalho Rocha (ambos Goiás)

FLUMINENSE
Diego Cavaleiri; Wellington Silva, Gum, Henrique e William Matheus; Douglas, Cícero, Marquinho e Gustavo Scarpa; Wellington e Henrique Dourado.
Treinador: Levir Culpi

CORINTHIANS
Cássio; Léo Príncipe, Yago, Balbuena e Uendel; Cristian; Marquinhos Gabriel, Camacho, Rodriguinho e Marlone; Guilherme. 
Treinador: Cristóvão Borges.