Topo

Palmeiras engrena no 2º tempo e encaminha vaga nas quartas de final

José Edgar de Matos

Do UOL, em São Paulo

31/08/2016 21h19

Lição de casa feita. O Palmeiras encaminhou a classificação para as quartas de final da Copa do Brasil na noite desta quarta-feira. Diante de mais de 24 mil pessoas no Allianz Parque, o líder do Campeonato Brasileiro demorou a engrenar, mas derrotou o Botafogo-PB pelo placar de 3 a 0 e se aproximou da vaga na próxima fase.

O embalo diante do adversário da Série C veio somente a partir dos 10min da etapa complementar, quando a arbitragem anotou pênalti sobre Rafael Marques. Jean bateu bem, abriu o placar e encaminhou a vitória. Rafa Marques, destaque no segundo tempo, ampliou a vitória aos 18min. O placar foi fechado com Tchê Tchê, aos 36min.

O triunfo por três gols de diferença deixa o Palmeiras confortável no confronto. Na partida de volta, marcada para 21 de setembro, na Paraíba, o Botafogo precisará de um triunfo por quatro tentos de vantagem para surpreender o principal time do Campeonato Brasileiro de 2016 até o momento.

Antes de preocupar-se com a vaga entre os oito melhores da Copa do Brasil, competição na qual defende o título conquistado no ano passado, o Palmeiras retoma a concentração na Série A. Na próxima quarta-feira, novamente no Allianz Parque, a equipe de Cuca recebe o arquirrival São Paulo, na busca de manter a liderança.

Quem foi bem: Dudu

Dudu, a cada jogo, apresenta-se cada vez mais fundamental ao time de Cuca. Agora sob a responsabilidade de liderar o elenco com a faixa de capitão, o camisa 7 assumiu a 'bronca' em uma noite até então ruim do Palmeiras. Com dribles e intensidade ofensiva, o meia-atacante fez a equipe de Cuca crescer, vencer e se aproximar da vaga.

Quem foi mal: Cleiton Xavier

Diante de um adversário bem posicionado e fechado, Cleiton Xavier enfrentou sérias dificuldades para impor o seu jogo. O camisa 10, por diversas vezes, veio buscar a bola no campo de defesa. Longe do gol e dos atacantes, o serviço do armador acabou limitado. Cuca não pensou duas vezes ao tirar o meia ainda no intervalo de jogo.

Rafael Marques, o artilheiro do Allianz Parque

Titular na vaga de Róger Guedes, Rafael Marques facilitou o confronto para o Palmeiras. Além de sofrer o pênalti que resultou no gol de Jean, o camisa 19 balançou pela 11ª vez as redes do Allianz Parque e se tornou o principal artilheiro da nova arena palmeirense ao lado de Cristaldo.

Enfim, o gol

Peça fundamental deste Palmeiras do segundo semestre, Tchê Tchê, enfim, balançou as redes com a camisa alviverde - azul, no caso. O chute certeiro da entrada da área aos 35min do tempo final de jogo quebrou a 'seca' depois de 21 jogos pelo clube.

Os gols perdidos

Em um primeiro tempo truncado, o Botafogo-PB teve a melhor chance do primeiro tempo. Aos 31 minutos, a equipe paraibana cobrou falta errada, mas a bola sobrou para Rodrigo Silva. Em condição legal, o atacante ficou cara a cara com Jailson e mandou para fora do gol.

O lance de Rodrigo Silva não foi o único incrível perdido na partida. Aos 16 minutos da segunda etapa foi a vez do Palmeiras. Após boa jogada de Dudu pelo lado esquerdo, Erik recebeu cruzamento rasteiro e, sozinho, chutou em cima do goleiro Michel Alves.

Palmeiras: primeiro tempo preocupante

Apesar do resultado conquistado na noite desta quarta-feira, o torcedor do Palmeiras se assustou no Allianz Parque. O futebol vistoso do último domingo, na vitória contra o Fluminense, ficou no passado. O time que estreou na Copa do Brasil deu espaços, apresentou pouca movimentação no último setor do campo e se tornou presa fácil para o sistema de jogo do adversário, até Jean abrir o placar e, consequentemente, o jogo.

Botafogo-PB: organizado e perigoso

A equipe paraibana mostrou-se organizada e perigosa durante o primeiro tempo no Allianz Parque. Foram pelo menos três boas oportunidades diante de Jailson. Neste tipo de confronto, erros custam caro. O pênalti e a individualidade de Rafael Marques, na etapa final, fizeram a diferença para o Palmeiras.

Cuca: bronca que deu certo

Se o Palmeiras apresentou lentidão na troca de passes próximo à área rival e parou na marcação adversária, o segundo tempo mostrou muito mais intensidade e movimentação. A alteração passa pela visão de Cuca, que tirou Cleiton Xavier e colocou Allione, um jogador mais veloz e incisivo. Não demorou para o clube alviverde se impor e alcançar a vitória; menos de 20min, no caso.

Preocupação palestrina

Uma das principais peças do Palmeiras na temporada, o meio-campista Moisés tornou-se alvo da preocupação para a comissão técnica. O volante sentiu o tornozelo direito após disputa de bola na linha de fundo e recebeu atendimento médico. Aos 25min da primeira etapa, novas dores no local obrigaram Cuca a tirar o jogador precocemente do confronto. Semana que vem, o rival é o São Paulo...

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 3 X 0 BOTAFOGO-PB

Data: 31 de agosto de 2016, quarta-feira
Local: Estádio Palestra Itália, em São Paulo
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (Fifa)
Assistentes: Marcio Gleidson Correia Dias e Helcio Araújo Neves
Público: 24.512 pagantes
Renda: R$ 1.012.371,40
Cartões amarelos: Allione (PAL); Plínio (BOT)
Gols:
PALMEIRAS: Jean, aos 12 minutos do 2º Tempo, Rafael Marques, aos 18 minutos do 2º Tempo, e Tchê Tchê, aos 35 minutos do 2º Tempo

PALMEIRAS: Jailson; Jean, Mina, Vitor Hugo e Zé Roberto; Tchê Tchê, Moisés (Gabriel) e Cleiton Xavier (Allione); Erik (Vitinho), Dudu e Rafael Marques
Técnico: Cuca

BOTAFOGO-PB: Michel Alves; João Paulo, Plínio, Marcelo Xavier e David Luis; Djavan, Carlinhos (Assis), Pedro Castro (Sapé) e Rodrigo Silva; Marcinho e Jefferson Recife (Danielzinho)
Técnico: Itamar Schulle