Topo

O que Ramón Ábila fez para superar Fred e Ronaldo em dois meses no Cruzeiro

Ramón Ábila é o principal atacante do Cruzeiro na temporada - Washington Alves/Light Press/Cruzeiro
Ramón Ábila é o principal atacante do Cruzeiro na temporada Imagem: Washington Alves/Light Press/Cruzeiro

Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

21/09/2016 06h00

Ramón Ábila caiu nas graças da torcida do Cruzeiro. Os gols marcados pelo argentino renderam uma música com ritmo consagrado por Silvio Santos e números superiores aos de dois ídolos: Ronaldo e Fred.

Contratado por R$ 13,5 milhões junto ao Huracán, da Argentina, o centroavante de 26 anos tem nove gols em 13 partidas, o que corresponde a uma média de 0,69 gol por jogo. O início de passagem do gringo pela Toca da Raposa II supera os começos de atletas que se consagraram com a camisa da seleção brasileira posteriormente.

Ronaldo passou por Belo Horizonte entre 1993 e 1994. Em seus 13 primeiros confrontos com a camisa do clube, o jogador que recebeu o apelido de Fenômeno balançou as redes adversárias em seis oportunidades, com aproveitamento de 0,46 por duelo. A média é inferior à de Wanchope, como o hermano é conhecido. No entanto, o brasileiro anotou 56 em 58 compromissos pelos mineiros.

Revelado pelo América-MG, Fred foi contratado pelo Cruzeiro em 2004. Nos 13 jogos iniciais, o atacante fez oito gols, alcançando uma quantidade abaixo da obtida por Ramón Ábila, e uma média de 0,61. Ao ser negociado para o Lyon, da França, o artilheiro deixou a Toca da Raposa II com 56 bolas na rede em 71 partidas.

Nesta quarta-feira (21), na partida de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, a torcida que for ao Mineirão certamente entoará o cântico que já ficou marcado “Wanchope Ábila la la laia laia” para reverenciar o atacante que deve permanecer na capital mineira pelo menos até junho de 2020, quando se encerra o seu contrato. Os mineiros detêm 50% dos direitos econômicos do atleta.

Os inícios de Ábila, Fred e Ronaldo no Cruzeiro
Ramón Ábila – 9 gols em 13 jogos / 0,69 gol por partida
Fred – 8 gols em 13 jogos / 0,61 gol por partida
Ronaldo – 6 gols em 13 jogos / 0,46 gol por partida

Ficha técnica
Cruzeiro x Botafogo

Motivo: jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil
Local: Mineirão, em Belo Horizonte
Data: 21 de setembro de 2016 (quarta-feira)
Horário: 21h45 (de Brasília)
Árbitro: Marcelo Aparecido de Souza (SP)
Assistentes: Fabiano da Silva Ramires (ES) e Herman Brumel Vani (SP)

Cruzeiro
Rafael; Lucas, Bruno Rodrigo, Manoel e Edimar; Lucas Romero, Ariel Cabral, Alisson (Robinho) e Arrascaeta; Rafael Sóbis (Rafinha ou Élber) e Ramón Ábila.
Técnico: Mano Menezes.

Botafogo
Sidão; Diego, Renan Fonseca, Emerson Silva (Emerson) e Victor Luís; Diérson, Lindoso, Bruno Silva, Leandrinho e Salgueiro; Rodrigo Pimpão (Luís Henrique).
Técnico: Jair Ventura.