Topo

Após quatro anos de conquistas, Atlético-MG fecha a temporada sem título

Do UOL, em Belo Horizonte

07/12/2016 23h46

Entre 2012 e 2015 o torcedor do Atlético-MG comemorou pelo menos um título por ano. Desde conquistas estaduais, internacionais e uma nacional. Mas a boa sequência de títulos foi interrompida em 2016. A última chance era a Copa do Brasil, mas o empate com o Grêmio, em Porto Alegre, não foi suficiente para o clube mineiro desconstruir a vantagem feita pelo adversário, em Belo Horizonte, e fecha a temporada com dois vices, um quarto lugar e um sexto lugar.

Além da Copa do Brasil, o outro vice aconteceu no Campeonato Mineiro. Apesar de favorito na decisão com o América, o Atlético não conseguiu superar o rival e acabou derrotado por 3 a 2 no placar agregado. Derrota por 2 a 1, no primeiro jogo, e empate em 1 a 1, na partida da volta.

Já no Campeonato Brasileiro, apesar do alto investimento feito pela diretoria, como a manutenção de Lucas Pratto e a contratação de Fred, a equipe alvinegra não conseguiu chegar às rodadas finais com chances de título e termina a competição na quarta colocação. Embora não entre em campo na última rodada, já que não vai acontecer o jogo com a Chapecoense, o Atlético já tem a posição assegurada.

Na Libertadores, a campanha de 2016 foi melhor que as de 2014 e 2014, quando caiu nas oitavas de final. Mas a busca pelo bicampeonato continental foi interrompida nas quartas de final, pelo São Paulo. No acumulado de pontos da edição 2016 da Libertadores, o Atlético ficou na sexta colocação, atrás dos quatro semifinalistas e do Pumas, do México, que também foi eliminado nas quartas de final.

Em janeiro, o Atlético disputou a Florida Cup, torneio realizado nos Estados Unidos. Com duas vitórias, o time alvinegro foi campeão. Teve taça e até volta olímpica, mas não é uma conquista oficial, por se tratar de uma disputa amistosa.

A sequência de conquistas iniciada em 2012 resultou em seis títulos para o Atlético. Foram três campeonatos estaduais, em 2012, 2013 e 2015, uma Copa Libertadores, em 2013, uma Recopa, em 2014, e uma Copa do Brasil, também em 2014.

Quer receber notícias do Atlético-MG de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.