Topo

Atlético-MG termina 2016 sem vencer os últimos oito jogos da temporada

Do UOL, em Belo Horizonte

08/12/2016 06h00

O Atlético-MG encerra o ano de 2016 com uma vaga na fase de grupos da Copa Libertadores de 2017. Isso não é pouco, afinal o clube mineiro vai disputar o torneio continental pela quinta temporada consecutiva. Mas diante da expectativa criada após montagem do elenco alvinegro, o ano sem títulos é considerado frustrante por muitos atleticanos.

A torcida alvinegra esperava algo mais do que dois vices em 2016. Assim com a diretoria atleticana. E desde outubro o Atlético não sabe o que é vencer. O último triunfo da temporada foi diante do Internacional, no jogo de ida da semifinal da Copa do Brasil, no Beira-Rio. Desde então foram oito partidas, três pelo torneio nacional e cinco pelo Brasileirão.

Com três derrotas e cinco empates, o Atlético ficou sem alcançar nenhum dos principais objetivos do segundo semestre. Acabou derrotado pelo Grêmio na final da Copa do Brasil e não conseguiu brigar com o Palmeiras pelo Brasileirão.

Sem os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro, o presidente do Atlético, Daniel Nepomuceno, chegou a declarar que o título da Copa do Brasil era obrigação, assim como terminar o Brasileirão entre os três primeiros. Mas o Atlético também não conseguiu nenhuma das duas metas estipuladas pelo dirigente.

“Agora é inadmissível ficar fora desse G3, é inadmissível perder esse título. É cobrar, cobrar e cobrar", disse o presidente Daniel Nepomuceno, após a derrota para o Coritiba, pelo Brasileirão, no dia 7 de novembro.

E na época a cobrança pelo G3 tinha uma explicação. Naquele momento, apenas os três primeiros colocados do Brasileirão tinham vagas garantidas na fase de grupos da Libertadores. O quarto lugar teria de disputar a fase preliminar do torneio continental, algo que mudou nessa terça-feira, beneficiando o clube mineiro, que terminou o Brasileirão na quarta colocação e vai direto para a fase de grupos.

E como o Atlético não joga mais em 2016, vitória somente no ano que vem, na Florida Cup. O clube mineiro vai participar do torneio com uma equipe alternativa, já que os principais jogadores do elenco vão se apresentar somente um dia antes viagem para os Estados Unidos.

Quer receber notícias do Atlético-MG de graça pelo Facebook Messenger? Clique AQUI e siga as instruções.