Topo

Renato pede estátua, folga e ganha cerveja da direção do Grêmio

Jeremias Wernek e Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

08/12/2016 01h20

Renato Gaúcho brincou na entrevista coletiva. Não era para menos, depois de ter levado um banho de espumante dos jogadores e de conquistar o título da Copa do Brasil com o Grêmio, o treinador aproveitou os microfones para 'pedir folga' para a direção do Grêmio. E ainda uma estátua. 

"A partir de amanhã estarei de chinelo, shorts.... Antes vou pedir uma saidinha mais rápida. Acredito que vão me dar essa folga. Estou precisando", falou. 
 
Em seguida, o pedido mais forte foi dado. Renato quer uma estátua no campo da Arena. "Se quiserem fazer ali atrás do gol, em frente a nossa Geral, a minha estátua, tá? Pode colocar. O tamanho vocês escolhem", disse. 
 
A chegada do presidente do Grêmio foi ainda mais curioso. O mandatário, munido de uma lata de cerveja, serviu o copo do treinador, que seguiu falando e bebendo. 
 
Indagado sobre o jogo de domingo, ele retrucou. "Domingo tem jogo, né?", sorriu. "O Cuca liberou 10, 12, 15 jogadores e está tudo certo. Eu vou viajar mesmo amanhã. Mas estou brincando. Não se preocupa doutor Preis (vice de futebol do Grêmio que assistir a coletiva) vamos ter um time para colocar em campo", completou. 
 
O tom de brincadeira na coletiva foi geral. Questionado sobre seu trabalho, Renato brincou com a forma física de um dos jornalistas presentes. 
 
"Vocês podem ter alguma noção, mas não total noção do quanto é difícil ser campeão. É muito difícil. Muito, mesmo. E é desgastante demais no campo. Eu perco de dois a três quilos por jogo. Você (se dirigindo ao jornalista) pode virar técnico que vai acabar o ano tinindo", sorriu. Após concluir a resposta, Renato brincou de novo. "Vou arrumar um time para você treinar", arrancando risos dos presentes. 
 
Mas não é apenas Renato quem fez rir nos últimos dias. Ele revelou, ainda, que levou o humorista Paulinho Mixaria para um show na concentração. A ideia era tirar a tensão do elenco depois da tragédia ocorrida com a Chapecoense. 
 
"Na última semana eu tive esta ideia e levamos um humorista para a concentração para levantar o astral do grupo. Foi o Paulinho Mixaria. Que figura, uma figuraça. Alegrou, botou o ambiente para cima", disse. "Fizemos tudo o possível para ser campeão, e não é porque fomos", completou.