Título gremista na Copa BR é mérito de Renato ou Roger? Blogueiros opinam

Do UOL, em São Paulo

O Grêmio conquistou a Copa do Brasil nesta quarta-feira (7) depois de empatar em 1 a 1 com o Atlético-MG. Na campanha, a equipe gaúcha contou com dois treinadores: Roger Machado e, desde setembro, Renato Gaúcho.

Apesar de ter sido Renato Gaúcho o responsável por levantar a taça, os blogueiros do UOL Esporte foram quase unânimes: os dois treinadores têm méritos na conquista que tira o Grêmio de um jejum de 15 anos sem títulos nacionais.

Confira a opinião dos blogueiros:

JUCA KFOURI
"Renato Gaúcho completa com brilho e coração o trabalho bem começado por Roger"

PVC

"O Grêmio é mais forte coletivamente do que o Atlético. Isso não significa que não tenha grandes jogadores. Óbvio que tem. A começar por sua dupla de zagueiros, impecável na finalíssima".

"A vitória do Grêmio é merecida e a festa em Porto Alegre, linda".

MENON

"Importante lembrar que Roger, que dirigirá o Galo, começou a montar o Grêmio. Mas o título é de Renato. Ele deu mais força ao Grêmio, com a entrada de Kannemann e com Ramiro, aberto pela direita, fazendo um ótimo trabalho de vaivém, como se dizia antigamente. O título teve muito de Renato. Sua tarefa agora é mostrar que não é um treinador apenas de tiro curto. Tem 2017 pela frente".

BIRNER

"Creditar apenas a Renato ou Roger os méritos da construção do time seria uma daquelas bobagens da cultura nacional do egoísmo, a qual exige o herói e o vilão, inclusive se houver muitos ou nenhum, tal qual acontece nesse Grêmio merecedor do que conseguiu. O dia é de festa para a torcida e todos os que participaram da conquista".

MAURO BETING

"Quase tudo isso eu já escrevi em 2013, nos 110 anos do clube. Mas hoje, mais de três anos depois, e mais de 15 do tetra da Copa do Brasil sacramentado em um 3 a 1 fora de casa no jogo final contra um 'favorito' alvinegro (só que paulista), com Tite acima de todas as tretas e por baixo do tetra, o penta é mais do que especial. É mais do que gremista".

"É mais um toque para que o mundo da bola troque o discurso feito. Dá para ser campeão com méritos inegáveis ajustando o time e o elenco e a comissão técnica com bola rolando. Dá para ser vencedor com treinadores mais arejados e ousados e outros mais conservadores e ''boleiros''. Dá para ser campeão depois de 15 anos fazendo festa mesmo em meio a tanta dor".

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos