Topo

São Paulo enche os olhos, bate ABC e abre vantagem na Copa do Brasil

José Eduardo Martins e Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

08/03/2017 21h28

Em mais uma atuação ofensiva de encher os olhos, o São Paulo bateu o ABC por 3 a 1 e largou em vantagem na terceira fase da Copa do Brasil, nesta quarta, no Morumbi. Luiz Araújo foi o principal destaque em um ataque que se movimentou e criou chances durante os 90 minutos – o placar poderia ter sido mais elástico. Com esse resultado, o clube paulista pode até perder por um gol de diferença no jogo de volta, na próxima quarta-feira, em Natal.

Se não fosse por um vacilo, o time comandado por Rogério Ceni poderia ainda ter saído da partida com algo raríssimo em 2017: uma atuação defensiva impecável. Um vacilo, entretanto, impediu Denis de passar os 90 minutos sem precisar buscar a bola nas redes.

O São Paulo volta a campo no sábado, quando encara o Palmeiras em clássico válido pelo Paulistão, no Allianz Parque.

Atuação ofensiva empolga de novo

O 1 a 0 passou longe de refletir o que foi o primeiro tempo no Morumbi: domínio completo do São Paulo, com várias chances de gol e lances bem trabalhados. Cueva, Pratto e Luiz Araújo tiveram várias oportunidades de balançar as redes, em 45 minutos que certamente estão entre os melhores que o time comandado por Ceni apresentou na temporada. Na segunda etapa, a mesma intensidade, com jogadas ofensivas em sequência e gols.

Cueva é caçado e vira preocupação

Participando ativamente de quase todas as jogadas ofensivas do São Paulo, Cueva pagou o preço e foi caçado em campo pelo adversário. Na primeira etapa foram pelo menos quatro faltas duras, que levaram à substituição do volante Jardel ainda antes do intervalo. Na segunda etapa, o peruano sentiu uma lesão e acabou substituído, virando preocupação para Rogério Ceni.

 

Demoníaco

Se Cueva estava bem, a companhia de Luiz Araújo ajudou. Com um misto impressionante de habilidade e velocidade, o atacante infernizou a defesa – marcou um gol com seu pé mais fraco, o direito. Na segunda etapa, recebeu belo lançamento de João Schmidt, limpou o goleiro Edson e rolou para as redes.

El matador
Participativo e tentando pivôs, Pratto foi outro destaque, e deu sequência ao seu excelente início com a camisa tricolor: são quatro gols em quatro partidas - o argentino vem se mostrando particularmente letal na bola aérea. 

Mas e a retaguarda?

Até o início de segundo tempo o São Paulo dava a entender que, desta vez, além da grande atuação ofensiva, ofereceria à sua torcida uma noite sem sustos e gols sofridos na defesa. Não foi o caso: logo aos nove minutos Marcio Passos subiu no meio da área tricolor e balançou a rede Denis, carimbando a atuação defensiva dos comandados de Ceni.

FICHA TÉCNICA

SÃO PAULO X ABC-RN

Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo (SP)
Data: 08 de março de 2017, quarta-feira
Horário: 19h30 (de Brasília)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC)
Assistentes: Nadine Schramm Camara e Henrique Neu Ribeiro (ambos de SC)
Gols: Luiz Araújo, 27’/1ºT (1-0); Luiz Araújo, 6’/2ºT (2-0); Márcio Passos, 9’/2ºT (2-1); Pratto, 11’/2ºT (3-1)

SÃO PAULO: Denis; Bruno, Breno, Rodrigo Caio e Junior Tavares; João Schmidt (Wellington), Thiago Mendes e Cícero; Cueva (Wellington Nem), Luiz Araújo (Neilton) e Lucas Pratto
Técnico: Rogério Ceni

ABC: Edson; Levy, Oswaldo, Cleiton e Romano; Márcio Passos, Felipe Guedes, Jardel (Jhonata, depois Dalberto), Erivelton e Gegê; Caio Mancha (Nando)
Técnico: Geninho