Topo

Corinthians encara "maldição de Itaquera" em novo mata-mata na Arena

Corinthians enfrentará o Luverdense com força máxima em Itaquera - Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians
Corinthians enfrentará o Luverdense com força máxima em Itaquera Imagem: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians

Diego Salgado

Do UOL, em São Paulo

16/03/2017 04h00

O Corinthians entra em campo na noite desta quinta-feira em busca de uma vaga na quarta fase da Copa do Brasil. O time alvinegro enfrentará o Luverdense e terá a chance de diminuir o prejuízo em relação às derrotas nos jogos eliminatórios em Itaquera.

Desde a inauguração da Arena, o Corinthians decidiu nove vagas no estádio e garantiu apenas quatro. Foram cinco eliminações: Palmeiras (semifinal do Paulista 2015), Guaraní-PAR (oitavas da Libertadores 2015), Santos (oitavas da Copa do Brasil 2015), Audax (semi do Paulista 2016) e Nacional-URU (oitavas da Libertadores 2016).

De maio de 2014 até hoje, o Corinthians conquistou quatro vagas em jogos eliminatórios quando a disputa final deu-se em Itaquera. O fato ocorreu contra o Bragantino, em 2014, a Ponte Preta, em 2015, além do Red Bull e do Fluminense, no ano passado.

Nesta quinta, favoritismo corintiano é imenso. No primeiro jogo, disputado em Cuiabá, o Corinthians venceu por 2 a 0, gols de Rodriguinho e Gabriel. Dessa forma, a equipe paulista garante uma vaga na quarta fase da Copa do Brasil até com uma derrota pelo placar mínimo em Itaquera.

Eliminações

O Corinthians foi eliminado duas vezes na semifinal do Campeonato Paulista - ambas nos pênaltis, após um empate por 2 a 2 em jogo único no estádio. Em 2015, o Palmeiras eliminou o rival. No ano seguinte, foi a vez do Audax vencer a disputa.

O mau retrospecto corintiano em Itaquera também deu-se nos duelos de mata-mata. E, por coincidência, na mesma fase da Libertadores. Em 2016, o Nacional eliminou o Corinthians após um empate por 2 a 2 - na partida de ida, as equipes ficaram no 1 a 1.

Na temporada anterior, o Guaraní venceu por 1 a 0 em Itaquera (antes, derrotou o time brasileiro por 2 a 0 no Paraguai). No mesmo ano, o time caiu contra o Santos após derrotas na Vila Belmiro e na Arena Corinthians.

Classificações no estádio

O Corinthians começou bem os jogos eliminatórios em Itaquera. Em setembro de 2014, a equipe derrotou o Bragantino com o jogo decisivo na Arena - fez 3 a 1 e recuperou-se depois de perder por 1 a 0. No ano seguinte, eliminou a Ponte Preta nas quartas de final do Paulistão, em jogo único, ao vencer por 1 a 0.

Em 2016, o time voltou a derrotar um adversário na mesma fase: o Red Bull. No segundo semestre, Rodriguinho garantiu uma vitória simples contra o Fluminense no estádio. Foi o bastante para o Corinthians eliminar os cariocas e ir às quartas de final para enfrentar o Cruzeiro.

Jogos decididos fora

Em três oportunidades, o Corinthians começou um mata-mata em Itaquera. O retrospecto é melhor: são duas vitórias e duas derrotas.  Em 2014, o time eliminou o Bahia em um jogo fora de casa depois de vencer por 3 a 0 em Itaquera.

Nas quartas de final, porém, os corintianos pararam no Atlético-MG. Em casa, no primeiro jogo, venceram por 2 a 0. No Mineirão, viram o rival fazer 4 a 1.

Em 2015, a equipe derrotou o Once Caldas na pré-Libertadores ao fazer 4 a 0 na ida em Itaquera e garantir um empate na Colômbia. No ano passado, o Cruzeiro eliminou os corintianos depois de uma virada. Em São Paulo, o Corinthians venceu por 2 a 1, mas acabou derrotado por 4 a 2 em Belo Horizonte.

No geral, o Corinthians tem um desempenho bom em Itaquera. Em 92 jogos, a equipe alvinegra teve 66 vitórias, com 19 empates e sete derrotas. O aproveitamento é de 78,6%.

FICHA TÉCNICA

CORINTHIANS x LUVERDENSE

Data: 16 de março de 2017, quinta-feira
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Local: Arena Corinthians, em São Paulo (SP)
Competição: Copa do Brasil (jogo de volta da terceira fase)
Árbitro: Paulo Schleich Vollkopf (MS)
Auxiliares: Eduardo Goncalves da Cruz e Leandro dos Santos Ruberdo (ambos do MS)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Pedro Henrique, Pablo e Guilherme Arana; Gabriel; Jadson, Rodriguinho, Maycon e Romero; Jô. Técnico: Fábio Carille

LUVERDENSE: Diogo Silva; Aderlan, Neguete, Dalton e Paulinho; Ricardo, Diogo Sodré e Marcos Aurélio; Rafael, Erik e Macena. Técnico: Odil Soares