Topo

Corinthians aposta em M. Gabriel; Inter vê jogo com "ar de Série A"

Marquinhos Gabriel é novidade do Corinthians para jogo no Beira-Rio - Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians
Marquinhos Gabriel é novidade do Corinthians para jogo no Beira-Rio Imagem: Daniel Augusto Jr/Agência Corinthians

Dassler Marques e Marinho Saldanha

Do UOL, em São Paulo e em Porto Alegre

12/04/2017 04h00

O duelo que abre a quarta fase da Copa do Brasil entre Inter e Corinthians, no Beira-Rio, foi marcado por prévias quentes, condizentes com o histórico de rivalidade dos dois clubes nos últimos 12 anos. Neste cenário, quis o destino que o ex-colorado Marquinhos Gabriel surgisse como provável novidade do clube paulista para a partida em Porto Alegre, nesta quarta-feira, às 21h45 (de Brasília).

Justamente por toda essa atmosfera de jogo decisivo e rivalidade, o Corinthians espera uma resposta condizente do jogador. Recuperado de problemas físicos após dois meses, o meia criado no Inter terá nova chance de provar que valeu o investimento de R$ 10,5 milhões realizado pelos corintianos em seu futebol. Ele será titular na vaga de Jadson, assim como Clayton assume a posição de Jô. Ambos foram poupados por desgaste.

Fábio Carille é, dentro do clube, um dos entusiastas dos atributos de Marquinhos Gabriel. Assim que surgiram os primeiros rumores de que Giovanni Augusto, Guilherme, Marlone e o próprio Marquinhos poderiam estar fora dos planos, o treinador tratou de avisar que a posição sobre ele era diferente. Até por ter menos de um ano de Corinthians, haveria uma insistência para que o jogador mostrasse seu melhor futebol.

A esperança no Corinthians é de que, em uma equipe que tem se marcado pelo espírito competitivo e pela organização, o que se perdeu no segundo semestre de 2016, Marquinhos poderá render melhor do que nos tempos de Oswaldo de Oliveira e Cristóvão Borges. As qualidades técnicas dele são admiradas, e a versatilidade para atuar na direita ou na esquerda, com boa chegada à frente e capacidade de marcação, satisfazem Carille.

"Cada jogador tem características diferentes", justifica Marquinhos Gabriel. "A gente [Guilherme, Giovanni e ele] não dá muito carrinho, mas costumava fazer jogadas mais contundentes no ataque, fazia o jogador chegar na cara do gol. Conforme vamos entrando em campo, vamos fazendo bons jogos, a torcida volta para o nosso lado", avaliou ainda o meia, com uma declaração firme. "Quero continuar aqui, fazer minha história aqui. Tenho alguns anos de contrato e vou trabalhar para readquirir a confiança do torcedor".

Depois de eliminar Caldense-MG, Brusque-SC e Luverdense-MT, o Corinthians encara seu primeiro rival de primeira linha na Copa do Brasil em meio a várias decisões. Na quarta passada, abriu a Copa Sul-Americana com jogo quente diante da Universidad de Chile, além de viver o mata-mata do Campeonato Paulista. Sem seus dois jogadores mais experientes do ataque, a tendência é que aposte nos contra-ataques, com Clayton mais avançado como opção de velocidade.

Como o Inter recebe o Corinthians

Já o Inter encara o duelo com o Corinthians como 'jogo do ano' até agora. A possibilidade de rivalizar com um time importante da Série A, na temporada em que disputará a segunda divisão, embala os colorados. Tanto que o último treinamento teve portas fechadas.

No Beira-Rio, sem presença de imprensa ou torcida, Antonio Carlos Zago definiu o time que não mudará muito. Em relação ao último jogo, D'Alessandro volta de lesão. O restante da equipe é o considerado titular. O chileno Felipe Gutiérrez, ex-Betis, poderá ficar no banco de reservas e fazer sua estreia.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL X CORINTHIANS
Data e hora: 12/04/2017 (quarta-feira), às 21h45 (Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Transmissão na TV: Globo e Sportv.
Árbitro: Wagner Nascimento Magalhães (RJ)
Auxiliares: Luiz Claudio Regazone e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (ambos do RJ)
INTERNACIONAL: Marcelo Lomba; William, Léo Ortiz, Victor Cuesta e Carlinhos; Rodrigo Dourado, Edenílson e Carlinhos; D'Alessandro e Nico López; Brenner. Técnico: Antonio Carlos Zago
CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Pablo, Balbuena e Arana; Gabriel e Maycon; Romero, Rodriguinho e Marquinhos Gabriel; Clayton. Técnico: Fábio Carille