Topo

Ederson volta após 10 meses, Fla usa reservas e empata com Atlético-GO

Fla - Vinicius Castro/UOL - Vinicius Castro/UOL
Imagem: Vinicius Castro/UOL

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

10/05/2017 21h25

Três dias após conquistar o título do Campeonato Carioca, o Flamengo poupou a maioria dos titulares e não saiu do empate sem gols com o Atlético-GO, nesta quarta-feira (10), pela Copa do Brasil. A partida no Maracanã marcou o retorno de Ederson aos gramados após dez meses afastado. O camisa 10 se recuperava de uma lesão no joelho causada por entrada de Fagner, do Corinthians.

Flamengo e Atlético-GO voltam a se enfrentar no dia 24 de maio, no Serra Dourada. Qualquer empate com gols favorece o time carioca, que ainda se classifica em caso de vitória. Os goianos precisam do triunfo para avançar. Novo empate sem gols leva a decisão para os pênaltis.

Ederson volta aos gramados

Os dez meses longe dos gramados não diminuíram a empolgação da torcida do Flamengo com Ederson. Frequentador assíduo do departamento médico do clube, o camisa 10 retornou aos gramados nesta quarta-feira. Os torcedores explodiram como se fosse gol quando o jogador foi chamado pelo técnico Zé Ricardo.

Em 3 de julho de 2016, o meia Ederson sofreu com uma tesoura aplicada pelo lateral corintiano Fagner. A entrada foi o estopim para uma sequência de problemas físicos. O camisa 10 do Rubro-negro passou até por uma cirurgia no joelho esquerdo em setembro e o retorno aos campos chegou a ser colocado em dúvida.

Gabriel se machuca e Rodinei volta a jogar no meio

Rodinei caiu nas graças da torcida do Flamengo após ser improvisado no meio de campo e marcar dois importantes gols na Libertadores e na final do Carioca. Nesta quarta, ele iniciou na lateral direita, mas a lesão de Gabriel fez com que fosse novamente aproveitado no meio. O jogador voltou a ter boa atuação e acertou a trave com menos de 10 min na nova posição.

Damião lidera garotos, mas desperdiça boa oportunidade

Com um time repleto de reservas, coube a Damião liderar os mais jovens em campo. O atacante mostrou boa movimentação no primeiro tempo, mas teve poucas oportunidades. A única que arrancou suspiro da torcida ocorreu aos 29 min, quando ele se antecipou ao goleiro Klever e desviou para fora.

Paquetá quase marca com as costas

Na ausência dos titulares, Lucas Paquetá ganhou oportunidade e soube aproveitar. Ele participou da maioria das jogadas ofensivas e ainda quase marcou um golaço. Em bola cruzada na área, o jovem atacante teve que improvisar e por pouco não venceu Klever usando as costas. O goleiro do Atlético-GO, porém, fez grande defesa.

Fla poupa titulares

Em meio a maratona de jogos, o Flamengo decidiu poupar a maioria dos titulares. Apenas dois deles iniciaram o duelo: Alex Muralha e Rafael Vaz. No banco, o técnico Zé Ricardo ainda pôde contar com Marcio Araújo e Pará. Fora isso, vários atletas encostados tiveram oportunidades, como Adryan e Cafú.

Torcida compra ideia e apoia ainda na ressaca do título

Mesmo com um time praticamente inteiro de reservas, a torcida do Flamengo aproveitou o embalo do título carioca para apoiar o clube do coração na estreia da Copa do Brasil. Como o jogo começou mais cedo (19h30, de Brasília), muita gente só conseguiu entrar no estádio no intervalo. Mesmo assim, a torcida jogou junto com o Rubro-negro. Diego - em recuperação de cirurgia - foi bastante aplaudido ao aparecer no telão, assim como os torcedores lembraram com frequência o Estadual conquistado em cima do rival Fluminense. Foram 33.161 presentes.

FLAMENGO 0 X 0 ATLÉTICO-GO

Data/hora: 10/05/2017, às 19h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Jean Pierre Gonçalves Lima (RS)
Auxiliares: José Eduardo Calza (RS) e Lúcio Beiersdorf Flor (RS)

Flamengo
Alex Muralha; Rodinei, Juan, Rafael Vaz e Renê; Cuéllar, Ronaldo e Matheus Sávio (Ederson); Gabriel (Pará), Lucas Paquetá e Leandro Damião (Felipe Vizeu)
Técnico: Zé Ricardo

Atlético-GO
Kléver; Eduardo, Roger Carvalho, Ricardo Silva e Bruno Pacheco; Igor, Marcão, Jorginho e Walterson (Silva); Everaldo (Betinho) e Júnior Viçosa (Rafael Bonfim)
Técnico: Marcelo Cabo