Topo

Barrios decide com dois gols, Grêmio vence Flu e fica perto das quartas

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/05/2017 23h40

O Grêmio deu um passo grande para ir às quartas de final da Copa do Brasil. Atual campeão, o Tricolor gaúcho estreou na edição de 2017 com vitória de virada diante do Fluminense, nesta quarta-feira (17). Lucas Barrios decidiu ao marcar dois gols e garantiu vantagem com o placar de 3 a 1.

Além dos gols de Barrios, o Grêmio marcou com Arthur. Renato Chaves anotou para o Fluminense, no começo do primeiro tempo.

A vitória deixa o Grêmio com boa vantagem para o jogo da volta, no Maracanã, no próximo dia 31. Além do empate, o time treinado por Renato Gaúcho pode até perder por 1 a 0 que segue no torneio.

Quem foi bem: Arthur (Grêmio) e Wendel (Fluminense)

Ele já foi chamado de 'a bola da vez' e a cada jogo confirma seu status. Arthur ajudou o Grêmio a ter melhor dinâmica no meio-campo e protagonizou uma linda jogada que terminou com o segundo gol da noite.

Wendel correu por todo campo, não só marcou e desarmou como também deu opção para o Fluminense atacar. No segundo tempo deixou de ter tanta participação à frente por conta do volume do Grêmio.

Quem decepcionou: Marcelo Grohe (Grêmio) e Marcos Júnior (Fluminense)

Goleiro saiu errado no escanteio e, com segundos de atraso, assistiu de camarote o gol de Renato Chaves. "Acho que saí um pouco atrasado no lance, o jogador acabou se antecipando. Acontece... Sou experiente para saber lidar com isso e seguir ajudando o time", comentou o camisa 1. Na etapa final fez duas boas defesas para se redimir.

Personagem: Lucas Barrios, o carrasco do Flu

Em 2015, Lucas Barrios marcou cinco gols em cima do Fluminense em duas partidas. Em 2017, o centroavante voltou a deixar sua marca diante do time carioca. Após participar da bonita jogada que terminou com finalização de Arthur, o argentino naturalizado paraguaio escorou para o fundo da rede na virada do Grêmio. Cinco minutos depois, o camisa 18 voltou a concluir certo. E desta vez, com frieza para parar e escolher o canto. Batendo Cavalieri com finalização rasteira.

Grêmio sofre e dá troco na mesma moeda

O Grêmio seguiu um roteiro bem comum em 2017, com exceção da falha de Geromel e Grohe no escanteio que terminou em gol de Renato Chaves. Circulando principalmente pelo meio, o Tricolor baseou seu jogo em Arthur e Luan e foi crescendo com o decorrer do tempo. Depois do empate, o Tricolor teve outra grande chance com Pedro Rocha antes do intervalo.

A virada só veio na etapa final, na esteira de uma evolução que já havia iniciado antes do intervalo. Barrios deu o troco em escanteio e cinco minutos depois, aproveitou espaço na área do Fluminense para confirmar a remontada. O placar até poderia ter sido maior, pelas chances criadas e pelo volume.

Flu começa bem e depois se fecha

O Fluminense começou com ótima marcação e amarrou o Grêmio. O gol com míseros cinco minutos também ajudou a desestruturar os planos da equipe mandante. O time de Abel Braga até teve chance de puxar contra-ataques, mas não conectou e depois se fechou. À espera de contra-ataque com muita velocidade pelos lados.

A segunda parte do jogo não foi igual. Sem tanta eficiência defensiva, o Flu tomou pressão até levar a virada. E ao tentar equilibrar o jogo, deu espaço e tomou o terceiro. No final, já com Scarpa e Maranhão, a equipe voltou a ganhar profundidade. Mas não foi capaz de diminuir a diferença no placar.

Pênalti?

Aos 34 minutos do primeiro tempo, um lance polêmica. Henrique e Kannemann trocaram puxões e empurrões na área do Grêmio. O zagueiro do Flu caiu e pediu pênalti. Ele foi acompanhado pelos demais atletas do time carioca. A arbitragem mandou seguir, para ira de Abel Braga à beira do gramado.

Rei de Copas invicto

A estreia na Copa do Brasil manteve a escrita em 2017: sem derrotas na Arena. Em seu 14º jogo em casa, o Grêmio chegou a nona vitória. Outros cinco empates completam a campanha atual como mandante.

FICHA TÉCNICA
GRÊMIO 3 X 1 FLUMINENSE

Data e hora: 17/05/2017 (quarta-feira), às 21h45min (Brasília)
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva(PA/FIFA)
Auxiliares: Alessandro Rocha de Matos (BA/FIFA) e Bruno Boschilia (PR/FIFA)
Cartões amarelos: Henrique Dourado, Gustavo Scarpa, Renato, Henrique (FLU)
Gols: Renato Chaves, aos 5 minutos do primeiro tempo (FLU); Arthur, aos 13 minutos do primeiro tempo (GRE); Lucas Barrios, aos 19 minutos do segundo tempo (GRE)

GRÊMIO: Marcelo Grohe; Léo Moura, Geromel, Kannemann e B. Cortez; Michel, Arthur (Fernandinho), Ramiro, Luan, Pedro Rocha (Everton); Lucas Barrios (Jaílson)
Técnico: Renato Gaúcho

FLUMINENSE: Diego Cavalieri; Renato, Renato Chaves, Henrique e Léo; Pierre (Gustavo Scarpa), Wendel, Sornoza; Marcos Júnior, Henrique Dourado e Richarlison (Maranhão)
Técnico: Abel Braga