Topo

Pela Copa do BR, Flamengo joga nova decisão para tranquilizar Zé Ricardo

Zé Ricardo precisa da classificação sobre o Atlético-GO para seguir no Flamengo - Yasuoshi China/AFP
Zé Ricardo precisa da classificação sobre o Atlético-GO para seguir no Flamengo Imagem: Yasuoshi China/AFP

Do UOL, no Rio de Janeiro

24/05/2017 04h00

A eliminação da Libertadores ainda ronda o Flamengo. Se a vitória sobre o Atlético-GO na segunda rodada do Brasileiro fez com que o técnico Zé Ricardo respirasse aliviado, a partida desta quarta-feira, contra o mesmo adversário, mas no jogo de volta das oitavas de final da Copa do Brasil, se mostra fundamental para o futuro do treinador.

A diretoria não admite publicamente, mas a manutenção de Zé Ricardo passa diretamente pela sequência do Flamengo na competição. No primeiro jogo, as equipes empatarem sem gols, no Maracanã. Caso isso se repita no Serra Dourada, a vaga será definida nos pênaltis. Os cariocas avançam com triunfo ou empate com gols. Já o Atlético-GO precisa de uma vitória.

O fato é que alguns cartolas estão insatisfeitos com os resultados obtidos e culpam Zé Ricardo pelo insucesso. Parte da torcida segue na mesma toada. Prova disso ocorreu na última partida, quando o treinador chegou a ser chamado de “burro” ao colocar Matheus Savio em campo – o jovem armador virou uma espécie de vilão após perder bola que originou um gol do San Lorenzo-ARG, na fatídica eliminação da Libertadores.

Vale ressaltar, porém, que os jogadores estão do lado do treinador. Tanto que fizeram questão de comemorar os três gols da última partida do Brasileiro junto com Zé Rcardo. Nas entrevistas, todos deram força ao comandante, mostrando união entre as partes.

“Depois de que chegamos no profissional o primeiro objetivo era ajudar o clube, fiquei muitas rodadas como interino. Só queria fazer o Flamengo melhorar e aliviar a pressão. Com o tempo, vamos nos familiarizando e nosso objetivo aumenta. Eu não fico muito ligado nos números, perdemos três vezes e que nos eliminaram. Foi de forma cruel. Eu mesmo fico maluco se pensar nisso”, disse o treinador do Flamengo.

“O fato é que as coisas aconteceram e o que faz o futebol ser emocionante são essas coisas. Tudo isso serve de exemplo. Vou fazer um ano no profissional e fiquei muito decepcionado, mas se olharmos para trás não conseguiremos caminhar. Gostaria de mudar o que passou, mas infelizmente não dá. Queremos escrever uma história que todos se orgulhem”, completou Zé Ricardo.

Para o jogo desta quarta-feira, o Flamengo não poderá contar com Berrío, Everton e Gabriel, lesionados. O técnico Zé Ricardo não confirmou a escalação, mas deverá improvisar o meio com Rodinei direita, Ederson centralizado e Matheus Sávio na esquerda. Nesse último ponto, Trauco pode ser improvisado e Renê entrar na esquerda. No demais, Guerrero volta ao time titular e Leandro Damião para o banco.

ATLÉTICO-GO X FLAMENGO

Data/hora: 22/05/2017, às 21h45 (de Brasília)
Estádio: Serra Dourada, em Goiânia (GO)
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza (SP)
Auxiliares: Emerson Augusto de Carvalho (SP) e Danilo Ricardo Simon Manis (SP)

Atlético-GO
Felipe; Eduardo, Ricardo Silva, Roger Carvalho e Bruno Pacheco; Marcão, Igor, Everaldo, Jorginho e Walterson; Júnior Viçosa
Técnico: Marcelo Cabo

Flamengo
Alex Muralha; Pará, Réver, Rafael Vaz e Trauco; Márcio Araújo, Willian Arão; Ederson Matheus Sávio (Renê), Rodinei e Guerrero
Técnico: Zé Ricardo