Topo

Botafoguense é detido por injúria racial a familiares de Vinicius Jr.

Bernardo Gentile, Pedro Ivo Almeida e Vinícius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/08/2017 00h01

Um torcedor do Botafogo causou um tumulto no setor Leste Inferior do estádio Nilton Santos, nesta quarta-feira, no clássico entre o Alvinegro e o Flamengo, pelo jogo de ida das semifinais da Copa do Brasil. Ele foi acusado de  injúria racial a familiares do jovem atacante rubro-negro Vinícius Júnior e foi detido em flagrante pelos policiais militares, que o encaminharam ao Juizado Especial Criminal do Local (Jecrim). Ainda não há divulgação do nome do detido, mas ele aparece no vídeo acima no primeiro plano com uma camisa branca.

Como não se trata de um crime inafiançável, o torcedor detido poderá ser liberado após prestar depoimento e responder ao crime de injúria racial (artigo 140, parágrafo 3º do Código Penal - pena de reclusão de 1 a 3 anos, além de multa) em liberdade.

Ele deu seu depoimento durante a madrugada de quinta-feira e foi conduzido à Central de Flagrantes da Polícia Civil, na Cidade da Polícia, situada no bairro do Jacaré, na Zona Norte do Rio, por volta das 4h30. Na saída do Engenhão, o juiz pediu que a imprensa deixasse o local e trocou o botafoguense de camisa - trocou a camisa branca do clube por uma verde.

Uma tia e um tio do jogador se sentiram ofendidos e foram prestar queixa, mas não quiseram conceder entrevista. Os parentes estavam situados em um dos camarotes reservados a delegação do Flamengo. Após o incidente, o local ganhou a segurança de um policial. 

Presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo comentou sobre o incidente. "Vi as imagens, pois estava no outro camarote. Aparentemente foi isso aí [racismo]. A Justiça agora vai avaliar".

No Twitter, o clube da Gávea e a Copa do Brasil manifestaram repúdio: