Topo

Grêmio amplia série invicta na Copa do Brasil com base nos detalhes

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

17/08/2017 04h00

O Grêmio ampliou sua série invicta dentro da Copa do Brasil. Com a vitória em cima do Cruzeiro, no primeiro jogo da semifinal deste ano, o Tricolor chegou a 11 partidas sem derrota. A receita para confirmar o fator local e largar em vantagem no duelo foi atenção aos detalhes e risco quase zero mesmo com obrigação de atacar.

A atenção às pequenas coisas foi citada por Renato Gaúcho após o 1 a 0.

“As coisas que mais cobro do meu grupo são os pequenos detalhes. Eles fazem a grande diferença no futebol. Meu time faz gols e toma poucos gols porque a gente corrige isso. Fala muito disso. Muita gente acha que os detalhes não têm importância, mas tem sim. Sabíamos que teríamos poucas oportunidades, aproveitamos e fizemos o gol. Falo para estar focado os 90 minutos. Muitas coisas que são pequenas é o que mais cobro”, disse o técnico.

Com a bola rolando isso se confirmou. O Grêmio repetiu uma cartilha usada em jogos eliminatórios. Nessa lista está um objetivo maior: sempre iniciar o confronto em vantagem. Fazendo resultado na primeira partida, seja dentro ou fora de casa.

Para chegar a esse objetivo, Renato Portaluppi exige concentração desde o primeiro minuto. Especialmente em cobranças de falta do adversário para evitar reinício rápido ou surpresas. Firmeza nas divididas e apoio na marcação quando em zonas próximas à grande área.

Outro aspecto que se revelou ao longo do jogo foi o cuidado com os contra-ataques. Ainda no começo da partida, com Arena pulsando e esperando o gol, Geromel apareceu na intermediária e não pensou duas vezes. Chutou de primeira. O arremate saiu alto e sem perigo, mas evitou uma perda de posse.
Sem entregar a bola com seu time todo no campo do adversário, o Grêmio fez um primeiro tempo de domínio. Circulação e com 10 chutes a gol.

“A gente deu espaço, o Cruzeiro passou a correr atrás do prejuízo. Talvez o nosso erro tenha sido recuar demais. Eles cresceram nesse sentido, ter mais a bola, mas não criou. O Grêmio se fechou mais, cuidou a bola. O Grêmio criou. O Cruzeiro colou a gente para trás, mas não criou”, comentou o treinador.

O Grêmio volta a campo no domingo, quando o recebe o Atlético-PR pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, mas só jogará com titulares na quarta-feira da semana que vem. Em Belo Horizonte o time gaúcho terá novos itens na cartilha que só faz aumentar a série invicta em jogos mata-mata.