Topo

'Sem goleiro', Fla tem 20 dias para resolver dilema e tentar título

Leo Burlá e Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

08/09/2017 06h36

O principal obstáculo do Flamengo na temporada transformou a final da Copa do Brasil em um autêntico dilema. Após o empate por 1 a 1 com o Cruzeiro, na última quinta-feira (7), no Maracanã, o Rubro-negro depende de uma vitória no dia 27 de setembro, no Mineirão, para conquistar o tetracampeonato. Mas como enfrentar uma decisão “sem goleiro”? Esse é o problema que o técnico Reinaldo Rueda terá de resolver nos próximos 20 dias.

A falha de Thiago no chute de Hudson comprometeu o resultado positivo e foi um golpe sentido por toda a torcida rubro-negra. A partir daí, o Maracanã silenciou e seguiu assim até o apagar das luzes. Na cabeça dos torcedores, o questionamento sobre o goleiro titular no jogo mais importante do ano ressurgiu.

O problema é que na questão emocional o Flamengo “perdeu” os dois goleiros quase que em uma só tacada. Alex Muralha vive má fase e sofre com as críticas da torcida. Praticamente não existe mais clima para que ele atue com a camisa rubro-negra.

Aos 21 anos, Thiago teve a responsabilidade de defender o Flamengo na primeira partida da final. Chegou a fazer uma bela defesa, mas a falha que resultou no gol cruzeirense complicou o panorama. Seja qual for o escolhido, a preocupação continuará.

O Flamengo aposta no tempo até o segundo jogo para resolver a questão. Mais do que treinamentos, o trabalho psicológico com os goleiros será fundamental, principalmente Thiago. Mesmo com a falha, o jovem deve ser novamente escolhido por Rueda.

A justificativa é simples. Existe a possibilidade de o campeão ser decidido nos pênaltis em caso de um novo empate. Neste aspecto, o jovem se mostra mais bem preparado do que Muralha.

“É uma situação que não é fácil de assimilar. Mas isso é futebol. É uma questão de trabalho. Muitas coisas acontecem em 20 dias para decidir quem será o goleiro em Belo Horizonte”, desconversou Rueda.

“Penso que tudo passará por como se assimila esse tempo. O grupo está muito forte e unido no objetivo. Depende de como se valoriza. Jogaremos em uma praça que é difícil e com o objetivo de o Flamengo sair vitorioso”, encerrou o comandante.