Topo

Superstição? Cruzeiro sempre empatou jogo da ida quando venceu a Copa do BR

O penta vem aí? Para os supersticiosos, empate na ida indica bom sinal para o Cruzeiro - Rafael Ribeiro/Light Press/Cruzeiro
O penta vem aí? Para os supersticiosos, empate na ida indica bom sinal para o Cruzeiro Imagem: Rafael Ribeiro/Light Press/Cruzeiro

Enrico Bruno e Thiago Fernandes

Do UOL, em Belo Horizonte

09/09/2017 04h00

O Cruzeiro está a uma vitória simples de levantar seu quinto caneco da Copa do Brasil. Depois do empate por 1 a 1 contra o Flamengo, na última quinta-feira, no Maracanã, a equipe de Mano Menezes levou a decisão do torneio para o Mineirão. O jogo da volta está marcado para o próximo dia 27. E para os torcedores mais supersticiosos, o retrospecto das últimas quatro taças mostra que o clube pode estar no caminho para chegar ao lugar mais alto do pódio mais uma vez. Sempre que conquistou o torneio de mata-mata, o clube saiu da primeira partida com a igualdade, seja ela dentro ou fora de casa.

A primeira conquista celeste da Copa do Brasil aconteceu em 1993. Diante do Grêmio, a Raposa empatou no antigo estádio Olímpico e fez seu dever de casa no Mineirão. Isso também aconteceu em 2000, diante do São Paulo. Já em 1996, o empate aconteceu em Belo Horizonte, mas o atacante Marcelo Ramos foi o responsável pela virada diante do Palmeiras que garantiu o título em solo paulista. Em 2003, ano da última conquista, o adversário era justamente o Flamengo e o placar também terminou em 1 a 1 no Rio de Janeiro. Na volta, o Cruzeiro faturou a taça ao triunfar por 3 a 1 dentro de casa.

"O resultado bom, sabemos que é difícil jogar aqui no Rio, a torcida sempre joga junto. Mas foi um empate importante, a derrota por 1 a 0 seria mais complicado. Mas agora está tudo igual de novo, levamos o placar para casa e vamos tentar ganhar. Buscamos o empate e vamos atrás para ser campeão lá em Minas", comentou o meia Thiago Neves, após a igualdade no Maracanã.

Até o segundo jogo contra o Flamengo, o Cruzeiro terá que lidar com a ansiedade e voltar seu foco para o Brasileirão. Antes da final do dia 27, a equipe entra em campo por mais três vezes. Neste domingo, a equipe vai ao sul do país enfrentar a Chapecoense. Nos finais de semana seguintes, receberá o Bahia e visitará o Atlético-GO.

Edições que o Cruzeiro levantou a Copa do Brasil:

1993
Ida: Grêmio 0x0 Cruzeiro
Volta: Cruzeiro 2x1 Grêmio

1996
Ida: Cruzeiro 1x1 Palmeiras
Volta: Palmeiras 1x2 Cruzeiro

2000
Ida: São Paulo 0x0 Cruzeiro
Volta: Cruzeiro 2x1 São Paulo

2003
Ida: Flamengo 1x1 Cruzeiro
Volta: Cruzeiro 3x1 Flamengo