Topo

Lesionado em 2017, Dedé ganha Copa com rendimento incontestável: "especial"

Enrico Bruno

Do UOL, em Belo Horizonte

17/10/2018 23h45

Dedé foi um dos grandes nomes do Cruzeiro na conquista do hexacampeonato, garantido nesta quarta-feira diante do Corinthians, após vitória por 2 a 1. Ao lado do goleiro Fábio e dos meias Thiago Neves e Arrascaeta, o defensor terminou o torneio também com um dos melhores desempenhos entre todos os atletas. Apesar de também ter levantado o título do ano passado, a conquista de 2018 tem um gosto especial, já que ele passou toda a campanha como titular.

Na edição do ano passado, Dedé só entrou em campo por uma vez, nas oitavas de final contra a Chapecoense. Depois disso, precisou se ausentar e acompanhou a trajetória do pentacampeonato dos camarotes. Nesta temporada, vem chamando atenção desde o início do ano, quando voltou de lesão e superou de vez o trauma das cirurgias no joelho. Com um desempenho impressionante, ficou na lista de suplentes para a Copa do Mundo e seguiu em alta mesmo fora do Mundial da Rússia.

Leia também:

Além do forte aproveitamento em bolas aéreas, nas antecipações e cortes, Dedé também chamou atenção por outro motivo. Na partida de ida contra o Corinthians, o jogador fez sua primeira falta nas sete partidas do Cruzeiro até então no torneio. Este é o terceiro título da Copa do Brasil de Dedé. Além dos dois pelo Cruzeiro, o zagueiro também foi campeão em 2011 com o Vasco.

"Hoje eu posso coroar isso com o título e jogando, ajudando muitos meus companheiros. Queria agradecer muito a Deus, Nossa Senhora Aparecida, meus familiares, minha mãe, meu filho e a esses caras aqui. Estou muito feliz, esse título vai ficar marcado pelo resto da vida com um gostinho diferente", comentou o zagueiro.

Sacrifício para jogar semifinal contra o Palmeiras

A maior prova de dedicação de Dedé nesta Copa do Brasil aconteceu na semifinal contra o Palmeiras. Convocado por Tite para amistosos com a Seleção Brasileira, o jogador deixou os Estados Unidos em um voo fretado e aterrissou em São Paulo faltando menos de sete horas para o compromisso. Voltou a entrar em campo em menos de 24 horas depois de jogar pelo Brasil e ainda ajudou a Raposa a sair de campo com a vitória por 1 a 0.