Topo

Sem sustos, Botafogo vence Campinense e avança na Copa do Brasil

Rodrigo Pimpão comemora gol do Botafogo diante do Campinense pela Copa do Brasil - Josemar Gonçalves/Tripé Imagem/Estadão Conteúdo
Rodrigo Pimpão comemora gol do Botafogo diante do Campinense pela Copa do Brasil Imagem: Josemar Gonçalves/Tripé Imagem/Estadão Conteúdo

Do UOL, no Rio de Janeiro

13/02/2019 23h20

O Botafogo venceu o Campinense por 2 a 0, no Amigão, em Campina Grande, e avançou na Copa do Brasil. Apesar do jogo ter transcorrido sem sustos, o Alvinegro entrou em campo pressionado por ter sido eliminado de maneira vexatória na primeira rodada da competição no ano passado. O técnico Zé Ricardo gostou do que viu.

Pimpão e Alex Santana marcaram os gols do triunfo. Na próxima fase, o Botafogo encara o Cuiabá, que venceu Ypiranga-AP. A data da partida ainda não está definida, mas a partida será no Nilton Santos. O jogo é único e, em caso de empate, a classificação será definida nos pênaltis.

Quem foi bem: Gabriel

Zagueiro chegou ao Botafogo após o Atlético-MG comprar Igor Rabelo. Mesmo com fama de 'baixinho', atleta tem dado contra do recado e se destacado - até mesmo na bola aérea.

Quem foi mal: Kieza

O camisa 9 vive literalmente a pior fase da carreira. Briga muito por cada bola, mas sofre para ter oportunidade e desperdiça as poucas que tem.

Botafogo assusta com chute de longe

O Botafogo adotou a posse de bola, mas apresentava dificuldade em criar jogadas ofensivas. O jogo ficou bem truncado e poucas chances de gol ocorreram. A primeira dela foi aos 19min, quando Jean chutou de longe e arrancou suspiro da torcida.

Pimpão abre placar em bola parada

Apesar da atuação ruim, o Botafogo não demorou a provar sua superioridade. Em jogada ensaiada, aos 32min do primeiro tempo, Gabriel subiu mais alto que a defesa adversária e escorou para Pimpão. O atacante completou para as redes e voltou a mostrar sua estrela em partidas eliminatórias.

Gatito evita empate

Mal conquistou a vantagem e o Botafogo quase cedeu o empate. Em cobrança de escanteio, Gustavo bateu no primeiro pai e viu Romeu se antecipar à zaga para desviar. A bola tinha endereço, mas Gatito Fernandez mostrou agilidade para realizar a defesa.

Kieza perde chance clara

Um dos principais problemas do time na temporada é a camisa 9. Hoje não foi diferente. Kieza, de fato, participa pouco do jogo e, quando acionado, tem desafinado. Após receber belo passe de Pimpão, ele tentou driblar o goleiro e perdeu grande oportunidade de ampliar para o Botafogo.

Botafogo aposta no contra-ataque e quase amplia

Na volta do intervalo, o Botafogo se preparou todo para aproveitar os contra-ataques cedidos pelo Campinense. E o Alvinegro quase ampliou aos 3min em jogada individual de Luiz Fernando. No rebote, Alex Santana ainda chutou e foi bloqueado pela defesa.

Alex Santana amplia com golaço

Melhor em campo, o Botafogo ampliou logo no início do segundo tempo. Após cruzamento na área, a zaga do Campinense afastou e a bola sobrou para Alex Santana. O volante dominou e mandou uma pancada no ângulo direito de Wagner. Golaço, aos 8min do segundo tempo: 2 a 0.

Botafogo tira pé e 'cozinha' Campinense

Após fazer 2 a 0, o Botafogo precisaria levar a virada para ser eliminado da Copa do Brasil. O Campinense até tentou se laçar ao ataque, mas pouco perigo ofereceu à meta de Gatito. O Alvinegro, então, passou a 'cozinhar' o adversário com toques no meio de campo a espera do fim do jogo.

CAMPINENSE-PB 0 X 2 BOTAFOGO

Data e hora: 13/02/2019, quarta-feira, às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Amigão, em Campina Grande (PB)
Árbitro: Rodrigo D'alonso Ferreira (SC)
Auxiliares: Alex dos Santos e Henrique Neu Riveiro (SC)
Cartões amarelo: Marcinho, Jean e Carli (BOT) Henrique, João Vitor e Lopeu (CAM)
Gols: Rodrigo Pimpão, aos 32min do primeiro tempo; Alex Santana, aos 8min do segundo tempo

Campinense
Wagner; Neilson, Henrique, Richardson e João Victor; Cleber, Romeu (João Vitor), Gustavo (Dênis) e João Paulo; Warlei e Lopeu
Técnico: Francisco Diá

Botafogo
Gatito; Marcinho, Carli, Gabriel e Jonathan; Jean, Alex Santana, Rodrigo Pimpão e Luiz Fernando; Erik e Kieza
Técnico: Zé Ricardo