Topo

Inauguração do Castelão e desafio para a dupla Ba-Vi marcam o retorno da Copa do Nordeste

A nova arena Castelão será uma das atrações da atual edição da Copa do Nordeste - Jarbas Oliveira/UOL
A nova arena Castelão será uma das atrações da atual edição da Copa do Nordeste Imagem: Jarbas Oliveira/UOL

Do UOL, no Rio de Janeiro

19/01/2013 06h00

Após três anos de ausência, a Copa do Nordeste voltará a ser disputa a partir deste sábado. O grande charme da atual edição será a inauguração do Castelão. O estádio estava passando por uma reforma visando a disputa da Copa do Mundo de 2014 e a sua inauguração acontecerá em duas partidas válidas pela competição regional.

O arena localizada em Fortaleza irá receber uma rodada dupla no dia 27 de janeiro. Ceará e Bahia se enfrentam a partir das 17h e após o confronto, às 19h15, o Fortaleza irá receber o Sport.

Outro fator que chama a atenção na atual edição será o desafio traçado para a dupla Ba-Vi. Os dois representantes da Bahia entrarão na competição na busca de defender a hegemonia do estado. O Vitória tem cinco troféus e o Bahia dois.

De acordo com Ednaldo Rodrigues, presidente da Federação Bahiana de Futebol (FBF), os dois clubes chegam ainda com mais moral para a Copa do Nordeste de 2013, já que hoje ambos fazem parte da elite do futebol nacional.

“A preparação para o disputa da primeira divisão do Campeonato Brasileiro deixa Bahia e Vitória como favoritos. Porém, será preciso que corram muito e encarem a Copa do Nordeste com seriedade para que possam sair vitoriosos. Acredito no trabalho realizado pelos dois clubes e com muita dedicação em campo eles têm tudo para trazer mais um título para o nosso estado”, afirmou o dirigente.

Para as outras equipes além de tentar que o troféu vá para a Salvador, a competição também pode servir para buscar melhores investimentos ao longo da temporada. Isto porque, a competição será televisionada e a visibilidade será grande.

“Estou muito confiante de que uma boa campanha da equipe na Copa Nordeste pode consolidar o ABC novamente no cenário nacional. Buscamos fazer contratações que estavam de acordo com as solicitações do técnico Givanildo Oliveira e acredito que montamos um grupo capaz de fazer uma boa competição”, destacou o superintendente de futebol do ABC, Gustavo Mendes.

Cada estado da região teve direito a duas equipes. A exceção ficou por conta de Pernambuco e Bahia, que terão três representantes cada um porque estão mais bem colocados no ranking das federações.

Participam dessa competição os campeões, vices e terceiros colocados dos campeonatos estaduais do ano passado.

Os 16 clubes foram divididos em quatro grupos com quatro times cada. Classificam-se para a segunda fase eliminatória os dois melhores de cada chave. A partir da terceira parte da competição, as equipes se enfrentam em duas partidas no sistema eliminatório.

Na fase eliminatória, o critério de classificação será semelhante aquele utilizado na Copa do Brasil. Caso ocorra empate de pontos após as duas partidas, a equipe que tiver marcado mais gols na casa do adversário assegura sua vaga. Porém, caso o confronto siga empatado, o jogo será definidos nos pênaltis.

CONFIRA TODOS OS CAMPEÕES e VICES DA COPA DO NORDESTE

1976VitóriaAmérica-RN
1994SportCRB
1997VitóriaBahia
1998América-RNVitória
1999VitóriaBahia
2000SportVitória
2001BahiaSport
2002BahiaVitória
2003VitóriaFluminense de Feira-BA
2010VitóriaABC