Topo

ASA surpreende o Ceará no Castelão e decide a Copa do Nordeste com o Campinense

Ricardinho teve uma boa atuação, mas não conseguiu evitar a derrota do Ceará - Site oficial do Ceará
Ricardinho teve uma boa atuação, mas não conseguiu evitar a derrota do Ceará Imagem: Site oficial do Ceará

Do UOL, no Rio de Janeiro

03/03/2013 20h25

O ASA é finalista da Copa do Nordeste. A equipe alagoana surpreendeu o Ceará ao vencer o adversário por 1 a 0 neste domingo, no Castelão, e assegurou presença na decisão do título regional. No primeiro jogo, no Coaracy da Mata Fonseca, aconteceu um empate em 3 a 3.

O time de Arapiraca irá enfrentar o Campinense nos dois próximos finais de semana. Os paraibanos se classificaram após derrotarem o Fortaleza, também neste domingo, no Amigão, por 1 a 0. O gol da partida foi marcado por Zé Paulo, de pênalti, no início do segundo tempo.

A primeira etapa foi amplamente dominada pelo Ceará. Apoiados por sua torcida, os donos da casa pressionaram o ASA e criaram pelo menos duas boas chances claras para abrir o placar. Mesmo com uma vantagem conseguida no jogo de ida, a equipe envolveu o ASA, mas não obrigou Gilson a praticar nenhuma defesa difícil.

Ricardinho acertou a trave do arqueiro do time alagoano, aos 20, quando arriscou uma finalização de longe. Em outra oportunidade, aos 36, Gabriel empurrou a bola para a rede após passe do meia. Entretanto, a arbitragem anulou assinalando impedimento.

O segundo tempo iniciou com o Ceará mantendo sua pressão e logo, aos seis, Magno Alves obrigou Gilson a fazer uma boa defesa. O ASA pouco atacava, mas em uma das poucas oportunidades Léo Gamalho só não marcou porque Eric fez o corte, aos dez.

O time alagoano ainda chegou ter um gol anulado quando Fabiano marcou de cabeça, aos 14, quando Didira cruzou para a área. Os árbitros marcaram impedimento do zagueiro da equipe arapiraquense.

Mesmo sem jogar um grande futebol, o ASA acabou abrindo o placar, aos 38, com Léo Gamalho. Após cobrança de escanteio, o atacante subiu mais que a defesa cearense para fazer 1 a 0.

O Ceará se desesperou e tentou buscar o gol da classificação na base da raça. Entretanto, o ASA soube se defender para assegurar a vaga para a final da Copa do Nordeste.