Topo

Com dois gols do primo de Messi, Bahia bate caçula do Nordestão em 3min

André Uzêda

Do UOL, em Salvador

19/02/2015 00h54

Fundado há pouco mais de dois anos, o time do Globo entrou com seis desfalques para enfrentar o Bahia na cidade de Ceará-Mirim, na região metropolitana de Natal.
O que poderia fazer supor uma partida simples para o tricolor ganhou ares de extrema superação. O Bahia só conseguiu virar o jogo a partir dos 40 do segundo tempo, com dois gols marcados pelo argentino Máxi Biancucchi (ex-Flamengo e Vitória).

Com o resultado, o Bahia lidera com folga o Grupo E da Copa do Nordeste. O time tricolor soma sete pontos. O segundo colocado é o CRB, que tem dois pontos na competição, mas um jogo a menos -- joga nesta quinta (19) contra o Campinense, no Estádio Rei Pelé, em Alagoas.

O jogo no Rio Grande do Norte representou a redenção do primo de Messi com a camisa tricolor. Máxi foi contratado no ano passado a peso de ouro, sendo tirado do rival Vitória. Embora cercado de expectativas, o argentino não conseguiu render com o Bahia na temporada passada. E terminou o ano como reserva do plantel e rebaixado no Brasileirão.

"Um gol importante pois dá confiança. Estava precisando mesmo. Esses gols chegaram em um momento importante. Mas o que sempre tento é apontar para a toda a equipe", disse o artilheiro da noite após o fim do jogo.
 
FASES DO JOGO
No primeiro tempo, o time potiguar dominou a partida a despeito da pouca tradição e dos desfalques em campo.

As melhores chances foram criadas pelo Globo aproveitando as falhas na zaga tricolor, principalmente na marcação atabalhoada do zagueiro Chicão. Aos 45 do primeiro tempo, Glaubinho desferiu um belo chute de fora da área e abriu o marcador.

No segundo tempo, o comandante Sérgio Soares mudou o time colocando quatro atacantes em campo. Além de Kieza e Léo Gamalho que iniciaram a partida, o treinador ainda arriscou Máxi e o jovem Zé Roberto, cria da base.

A postura ofensiva deu fôlego ao tricolor, que partiu para cima em busca do empate. A ação, porém, só se concretizou a partir dos 40 do segundo tempo. Zé Roberto cruzou na área e Máxi completou de pé direito.

Três minutos depois, em novo cruzamento na área, Léo Gamalho escorou de cabeça para Máxi chutar firme para empatar.

Os jogadores do Bahia ainda reclamaram do trio de arbitragem comandado pelo pernambucano Luis Sobral, que anulou um gol por um impedimento mal assinalado no início do segundo tempo e de um pênalti sofrido pelo meia Rômulo, que passou batido pelo homem do apito.
 
MELHOR
Máxi Biancucchi entrou no decorrer da etapa final e marcou os dois gols que garantiram o triunfo do Bahia. Os gols deram moral ao atacante que vem sofrendo críticas da torcida desde o ano passado
 
PIOR
Goleiro Omar. Falhou no gol do Globo e foi substituído no intervalo sentido dores. O arqueiro vem sendo irregular neste início de temporada
 
CHAVE DO JOGO
Sérgio Soares não teve medo de arriscar. Colocou quatro atacantes em campo e partiu para cima do time potiguar. Tamanha ousadia deu certo e o Bahia conseguiu a virada
 
PARA LEMBRAR
O Bahia praticamente encaminhou sua classificação para a próxima fase do torneio. Nas duas edições anteriores da Copa do Nordeste os baianos pararam na primeira fase.
 
Globo 1 x 2 Bahia
 
Local: Barretão, em Ceará-Mirim (Rio Grande do Norte)
Data: 18 de fevereiro de 2015 (quarta-feira)
Horário: 22h20
Árbitro: Luis Sobral (PE) Assistentes: Marlon Gomes e Francisco Chaves (ambos de PE)
Cartão Amarelo: Jamerson e Mercinho (Globo); Titi (Bahia)
 
Gols: Glaubinho, aos 45 do primeiro tempo. Máxi Biancucchi, aos 40 e 43 do segundo tempo
 
GLOBO:
Rafael; Glaubinho, Jamerson, Robson e Mercinho; Leomir, Romarinho, Alemão e Rivaldo (Marcelo); Índio Oliveira (Jozicley) e Geovani (Miller)

BAHIA
Omar (Jean); Railan, Chicão, Titi e Carlos; Bruno Paulista (Máxi), Pittoni, Tiago Real e Rômulo (Zé Roberto);Kieza e Léo Gamalho