Topo

Souza faz três, Bahia vence Sport em jogo eletrizante e vai à decisão

Souza (esq.) comemora gol do Bahia sobre o Sport com o companheiro Willians - Felipe Oliveira/Bahia
Souza (esq.) comemora gol do Bahia sobre o Sport com o companheiro Willians Imagem: Felipe Oliveira/Bahia

Do UOL, em São Paulo

12/04/2015 17h56

Um jogo de tirar o fôlego, com cinco gols, polêmicas, ‘hat trick’, confusão após o apito final e falhas dos goleiros dos dois times. Assim foi o duelo entre Bahia e Sport na tarde deste domingo, o segundo da semifinal da Copa do Nordeste. Melhor parta o time tricolor, que contou com Souza inspirado na Arena Fonte Nova e, com três gols do volante, venceu por 3 a 2 e avançou à grande decisão - o jogo de ida não teve gols.

Depois de ir para o intervalo em vantagem com um gol de Diego Souza, o Sport viu o Bahia crescer na etapa final. Principalmente Souza, que marcou três gols em dez minutos e colocou o time tricolor entre os dois melhores da competição regional. Agora, na final, o Bahia terá pela frente a equipe do Ceará, que no último sábado eliminou o Vitória em pleno Barradão. Os jogos serão nos dias 22 (Fonte Nova) e 29 (Castelão).

Com o resultado, o time tricolor se mantém invicto dentro da Fonte Nova em 2015. Agora são nove jogos, com oito vitórias e apenas um empate. Fora isso, o Bahia alcança uma invencibilidade de 14 partidas – a última derrota foi no dia 22 de fevereiro, para o Jacuipense.

Fases do jogo: A bola parada fez a diferença diante de tanto equilíbrio entre Bahia e Sport no começo do jogo. Aos 22min, Renê cobrou falta para a área, Diego Souza subiu mais que a zaga tricolor e mandou de cabeça para as redes, colocando o time pernambucano à frente no placar. 1 a 0.

Inspirado, Diego Souza deu para Élber a chance de colocar um pé na vaga para a final. Ele avançou com velocidade e deixou o atacante na cara do gol, livre; a finalização, porém, parou nas mãos do goleiro Douglas, que fez grande defesa e manteve o Bahia no jogo.

Ainda assim, o Sport tinha grande vantagem, já que, neste momento, o Bahia precisava de dois gols para não ser eliminado, já que o gol de fora de casa é critério de desempate no regulamento da Copa do Nordeste. Desta forma, o time tricolor voltou com tudo do intervalo.

E precisou de apenas sete minutos para empatar a partida e ‘voltar para o jogo’. Souza recebeu na frente da área, tirou Ronaldo e arriscou de pé direito; a bola quicou na frente de Magrão, que aceitou. Festa na Arena Fonte Nova, que ficou ainda maior dois minutos depois.

Aos 9min, o árbitro marcou pênalti de Matheus Ferraz em cima de Kieza, considerando que o jogador do Sport fez uma carga em cima do atacante tricolor. Na cobrança de Souza, goleiro de um lado, bola do outro, e o segundo do volante. 2 a 1, resultado que dava a vaga ao Bahia.

Mas sobrou emoção no segundo tempo, e outros dois minutos depois, foi a vez de o Sport comemorar mais uma vez. E agora com uma ajuda de Douglas Pires, que ‘engoliu um frango’ depois da cobrança de falta de Renê em direção ao gol. 2 a 2 na Fonte Nova, e vaga do Sport.

Só que o Bahia tinha Souza em tarde mais do que inspirada. E aos 18min, o volante voltou a marcar. Bruno Paulista cruzou na área e, depois de desvio da própria defesa, Magrão fez bela defesa; no rebote, porém, Souza apareceu para finalizar e marcar o terceiro, seu e do Bahia.

O jogo ficou tenso, já que qualquer gol do Sport voltava a colocar o time pernambucano na decisão da Copa do Nordeste. O Bahia, porém, soube se segurar e desta forma garantiu vaga na final do torneio depois de 13 anos – em 2002 bateu o arquirrival Vitória e foi campeão.

O melhor: Souza. O grande nome do jogo. Só não fez chover no segundo tempo. Chamou a responsabilidade e marcou os três gols do time tricolor.

O pior: Magrão. Falhou no primeiro gol, logo no começo do segundo tempo, e ‘deu gás’ para a reação do Bahia, que só cresceu a partir de então.

Para lembrar:

Perdeu a cabeça! Descontrolado, Diego Souza tentou partir para cima do juiz após o apito final e acabou recebendo o cartão vermelho.

Tabu segue. Esta foi a oitava partida entre as equipes pela Copa do Nordeste, e o Sport segue sem nunca ter saído vitorioso de campo. Agora são três triunfos do Bahia e cinco empates.

Para cima. Marca característica de Sérgio Soares, a ofensividade foi a tônica do time do Bahia desde o apito inicial. A escalação tinha: Willians Santana, Maxi, Kieza e Léo Gamalho. Demorou um pouco, mas o time engrenou no segundo tempo.

Tricolores em peso! Público pagante na Arena Fonte Nova foi de 40.205, para uma renda de mais de um milhão de reais: R$ 1.090.154,50.