Formada por ex-jogador e soldado, dupla de universitários dá título inédito ao "Corinthians da várzea"

Bruno Doro

Do UOL, em São Paulo

  • Renato Cordeiro/UOL

    Soldado da aeronáutica, Jeremias (2º à direita) comemora título com companheiros

    Soldado da aeronáutica, Jeremias (2º à direita) comemora título com companheiros

Dois universitários foram os responsáveis por acabar com o incômodo jejum de um gigante do futebol de várzea de São Paulo. No último domingo, o Ajax, da Vila Rica, dono da maior torcida do futebol amador da cidade, conquistou seu primeiro título na Copa Kaiser, a principal competição do gênero em campos paulistas. E os heróis da conquista são estudantes de matemática e administração.

  • Renato Cordeiro/UOL

    Thiaguinho, eleito o melhor da final, dá entrevista ao lado do técnico da seleção, Mano Menezes

Autor do gol da vitória do Ajax sobre a Turma do Baffô, por 2 a 1, o zagueiro Jeremias é soldado da aeronáutica e está terminando a faculdade de matemática. Já o atacante Thiaguinho, que sofreu o pênalti que deu origem ao primeiro gol e foi eleito o melhor da partida, está cursando administração de empresas, enquanto ganha a vida trabalhando na área de merchandising.

"Até o ano passado, eu era jogador profissional. Defendi o Juventus, da Mooca. Mas o futebol é um esporte que vive de sonhos e chegou uma hora em que tive de optar em continuar sonhando e sobreviver. Escolhi sobreviver", conta Thiaguinho, de 27 anos.

Mesmo com o fim do sonho de criança, no último domingo ele conquistou, como varzeano, algumas coisas que não atingiu como profissional. Pela primeira vez, correu atrás da bola no gramado do Pacaembu, empurrado por mais de 20 mil pessoas e foi observado pelo técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, convidado do patrocinador do evento. "Eu sempre pedi a Deus que, quando uma oportunidade como essa surgisse, eu pudesse ter um desempenho digno. É uma alegria muito grande", disse o jogador.

 

A história de Jeremias é mais pé no chão. Beque de qualidade, ele formou ao lado do nigeriano Fred Odebe a dupla de zaga menos vazada de toda a competição. Aos 23 anos, nunca teve chances no futebol profissional. "Eu até fui chamado para fazer testes, mas em todos eles, acabei me machucando e não consegui jogar", lembra.

Acabou escolhendo o serviço militar. Desde 2008, ele é soldado da aeronáutica. Tem mais um ano pela frente no quartel. "Não quero seguir carreira. Estou fazendo licenciatura em matemática. O que eu quero é dar aula", conta o jogador. Curiosamente, ele é companheiro de time de outro professor de matemática: o atacante Erik, reserva do Ajax.

O próximo desafio para a dupla de universitários será a final nacional da Copa Kaiser. O torneio será entre 30 de novembro e 2 de dezembro, em Blumenau, Santa Catarina, e envolve os campeões das edições Belo Horizonte, Blumenau, Curitiba, Porto Alegre e São José do Rio Preto, além de São Paulo.

UOL Cursos Online

Todos os cursos