Mercado do futebol de várzea envolve até veterano de Liga dos Campeões

Bruno Doro e David Abramvezt

Do UOL, em São Paulo

  • Reprodução

    Ricardo Gomes, que passou pelo Steua Bucareste e vai jogar a Copa Kaiser 2013

    Ricardo Gomes, que passou pelo Steua Bucareste e vai jogar a Copa Kaiser 2013

Principal torneio do futebol amador de São Paulo, a Copa Kaiser 2013 só começa em março. Mas o mercado dos times de várzea já está praticamente fechado. Artilheiros mudaram de time (um deles, seduzido por uma visita à família no interior da Bahia), técnicos chegaram para colocar linha dura e até um veterano da Liga dos Campeões da Europa vai estrear nos campos de terra.

Confira o que de melhor aconteceu no dez primeiros colocados de 2012:

Atual campeão, Ajax contrata destaque derrotado na decisão

  • Milton Flores/UOL

Atual campeão da Copa Kaiser, o Ajax terá uma novidade com sua camisa 10. O "Corinthians da várzea" tirou Nenê, destaque do Turma do Baffô no ano passado, do time do Jardim Clímax. Ele chega para substituir Uochiton, artilheiro da Kaiser em 2010, que deixou a Vila Rica e vai defender o Jardim São Carlos. "Foi uma oportunidade que surgiu. Perdemos o Uochiton, mas trouxemos o Nenê. Seguimos com o bom e barato", afirma Marcelinho Thomaz, um dos diretores do Ajax no ano passado.

Além da troca de estrelas, o time da Vila Rica perdeu mais dois titulares. O lateral-esquerdo Amassado e o volante Besteirinha. Para os seus lugares, a equipe da Zona Leste contratou o lateral-esquerdo Paulinho, ex-Tiradentes da Vila Curuçá, e Henrique, lateral direito com passagem pela base do Palmeiras.

"Nós trabalhamos para manter a força do nosso time. Temos que respeitar todos os adversários, mas vamos lutar para fazermos o nosso melhor em busca de mais um título", afirmou o novo técnico do Ajax, Robson, que substitui o treinador campeão da Kaiser do ano passado, Tukinha.

Baffô troca de técnico após dois vice-campeonatos e aposta em veteranos

  • Renato Cordeiro/UOL

Os dois vice-campeonatos da Turma do Baffô nas duas últimas edições da Copa Kaiser tiveram efeitos opostos no time do Jardim Clímax. Após a primeira final, o elenco foi praticamente refeito, com apenas quatro jogadores mantidos. Depois da segunda final, a história foi outra: o técnico Juninho acabou deixando o comando, mas o elenco ficou praticamente intacto. "Foi um desgaste natural e resolvemos que era hora de mudar o comando do time. Ainda estamos analisando quem vai assumir, mas pelo menos mantivemos a base de jogadores", explicou o presidente Cláudio Rosa.

Destaque do time no ano passado, o meia Nenê migrou para o Ajax, mas o Baffô está apostando em veteranos para o lugar. As principais novidades já passaram dos 30 anos: o zagueiro Geriel já atuou como profissional em times do Nordeste e o atacante Saulo tem passagem pelo futebol japonês. "Além disso, estamos negociando com um meio-campista que, se confirmar, chega para dominar o meio-campo", completa Claudio. Além de Nenê, o Baffô também perdeu o lateral Cláudio Pitbull, que foi para o Cantareira.

Noroeste mantém receita de pratas da casa para melhorar campanha inédita

  • Renato Cordeiro/UOL

Em 2012, o Noroeste chegou à semifinal pela primeira vez em sua história na Copa Kaiser. Para usar a máxima do "time que está ganhando não se mexe", o time da Vila Formosa manteve a base de seu elenco para a nova edição do torneio. Seguem vestindo vermelho e branco 16 atletas que acabaram em terceiro lugar no ano passado, com alguns reforços pontuais.

Na lateral direita, Zé Maria foi para o Baffô, mas Ricardinho, ex-Juventus (da Mooca, não do Glicério), deixou o futebol profissional para jogar nos terrões. Também são novidade o volante Didi (que veio do Santa Cruz do Jardim Sinhá), os meias Pará (Jardim Maristela) e Anderson (Moleque Travesso) e o atacante Tarciso (Mesc de São Bernardo do Campo).

O meia-atacante Fabinho, destaque do time na semifinal de 2012, também deve voltar a defender o clube. Ele está jogando no Brothers Union, de Bangladesh, mas deve voltar ao Brasil a tempo de jogar a Kaiser-2013 a partir da segunda fase.

Surpresa de 2012, Juventus da Liberdade mantém base vitoriosa

  • Milton Flores/UOL

No ano passado, nenhum time surpreendeu tanto quanto o Juventus da Liberdade. O time do técnico Hélio de Almeida disputava sua primeira temporada na elite da várzea paulistana e, mesmo assim, chegou às semifinais. Apesar da busca por verbas, o time manteve seus destaques, como o atacante Etoo e o lateral Sorín. "Muita gente assediou nossos jogadores, mas conseguimos manter os jogadores mais importantes. As perdas foram apenas no time reserva", explicou Hélio.

Além disso, o time do Glicério ainda trouxe algumas peças para completar o grupo, fruto da ajuda da comunidade do centro da cidade. O Juventus chegou a buscar parceria com empresários, mas os acordos não vingaram. "Algumas pessoas procuraram o time, quiseram fazer parcerias, mas nada deu certo. Mesmo assim, conseguimos com a comunidade do Glicério a verba para manter a equipe", comemora o técnico.

Classe A: em fase de reconstrução, campeão de 2011 pede mistério

  • Milton Flores/UOL

Em 2012, todos sabiam quem era o Classe A. O time da Barra Funda tinha acabado de conquistar o título da Copa Kaiser 2011 e, graças ao técnico Tião Almeida, era apontado como um dos favoritos ao título. Acabou na quinta posição e ainda perdeu o comandante. Tião deixou a Barra Funda e irá treinar o Vila Izabel, de Osasco.

Sem o técnico bicampeão, que levou com ele boa parte do time, como o zagueiro Fabiano, os meio-campistas Mauro e Robson e o atacante Clóvis, o Classe A resolveu adotar o mistério como estratégia para a Kaiser-2013. "Estamos fazendo um trabalho tático diferente do anterior, usando a base que permaneceu por aqui", explica Kico Nogueira, ex-jogador das categorias de base do Corinthians, que assumiu o time.

A grande novidade é a volta do volante Bre. Campeão com o time da Barra Funda em 2011, no ano passado ele defendeu o Adega, de AE Carvalho. Agora, ele deve liderar um meio-campo renovado, ao lado de nomes como Flavinho, ex-GTX da Casa Verde, e Xexa, ex-Jardim Regina. Para o ataque, um reforço de peso chegou, mas a direção pediu para que o nome permanecesse em sigilo até o início do campeonato.

Nápoli aposta em técnico linha dura e artilheiro para voltar ao topo

  • Milton Flores/UOL

Campeão de 2002 da Copa Kaiser, o Napoli ficou no quase em 2012. Elogiado durante toda a competição, parou nas quartas de final após um empate na partida final. Para transformar o quase em sucesso total, a equipe fez apostas de impacto. Chegaram o atacante França, artilheiro da Copa Kaiser em 2011, o lateral Amassado, campeão com o Ajax em 2012, e o meia-atacante Fábio Reis, ex-Adega. A principal novidade do time, porém, é no banco.

O escolhido para comandar a equipe é Lombardinho. Filho de Lombardi, que ficou famoso como narrador de Sílvio Santos no SBT, ele é um dos técnicos mais linha-dura do futebol amador de São Paulo. "Eu namoro o Lombardinho há muitos anos", ri Pelé, presidente do Napoli. "Eu o convidei para treinar o time algumas vezes, mas nunca tinha dado certo. Ele sempre tinha acordos anteriores. Dessa vez deu tudo certo", completa o dirigente, que, com o novo treinador, poderá deixar de dividir seu tempo como cartola e técnico.

Em campo, a base do time foi mantida: a forte zaga foi mantida, comandada por Lulinha, o meio-de-campo segue intacto, com os talentosos Cecéu, Sarrafo e Rato, e, no ataque, Digão ganhou companhia de categoria. "O França é um jogador de muita qualidade, marcado pelos gols. É uma grande adição ao clube", elogia Lombardinho.

Tiradentes vai contar com meia que já disputou Champions League

  • Reprodução

No ano passado, o Tiradentes surpreendeu e chegou ao sétimo lugar da Copa Kaiser. Em 2013, o time da Vila Curuçá promete vir ainda mais forte. A principal novidade é a chegada do meia Ricardo Gomes, o Barão. Jogador profissional, ele passou por times da Suíça e Romênia e, na temporada passada, pelo Khazar-Lankaran, do Azerbaijão, chegou a disputar as fases preliminares da Liga dos Campeões da Uefa.

"O sucesso do ano passado fez nossos jogadores virarem alvos de uma série de equipes. Por isso, o Tiradentes procurou alguns empresários e conseguimos segurar algumas peças-chave, como o Robinho, o Mailson e o Dieguinho. E a chegada do Barão só foi possível graças a uma parceria com empresários", comemora o técnico Miltinho.

O time perdeu apenas dois titulares, o lateral Paulinho e o meio-campista Titico. Chegaram dez atletas, com destaque para os volantes Guila (ex- capitão do Botafogo de Guaianases no ano passado), Suel (ex-Paulista) e Deco (ex-Coroado).

Cantareira une artilheiros de 2012 e 2008 para melhorar recorde de Heliópolis

  • Milton Flores/UOL

Oitavo colocado na Copa Kaiser de 2012, o Cantareira vai apostar tudo no seu ataque para melhorar ainda mais a campanha na edição deste ano da competição. Além de manter o atacante Macedo, artilheiro da última temporada, com 16 gols, o time contratou o centroavante Claudionor Lima, o Denô.

Maior goleador da edição da Kaiser de 2008, quando fez 18 gols e levou o Nós Travamos, do Jardim Ângela, ao título, Denô tem uma história inusitada na carreira: ele era considerado o grande jogador do bairro na mesma época em que Leandro Damião, hoje no Inter de Porto Alegre, jogava por lá.

No último ano, ele estava no Ajax, do Jardim São Jorge, de onde também vieram seu irmão, o volante Keké, e o goleiro Ito - ambos também campeões da Copa Kaiser de 2008. A equipe perdeu o goleiro Thiago, que mudou para Jundiaí, e o lateral-direito Robson, agora jogador do Internacional do Moinho Velho.

"Conseguimos trazer bons jogadores e vamos lutar forte para ter uma participação muito boa na Copa Kaiser deste ano. Confiamos muito na força que vai ter o nosso ataque, com o Macedo, que ficou, e o Denô", disse o presidente do Cantareira, Robinson Soares do Nascimento, o Bubu. 

Viagem para a Bahia convence artilheiro a reforçar o São Carlos

  • Milton Flores/UOL

O Jardim São Carlos era o grande destaque da Copa Kaiser até as oitavas de final da Copa Kaiser-2012. O time tinha bons destaques individuais, como o atacante Luisinho e os meio-campistas Marcinho e Reinaldo. Mas não se classificou para as quartas de final. Para ir ainda mais longe em 2013, Baiano, presidente do time, adotou uma tática inusitada para conquistar seu principal reforço: seduziu com uma passagem aérea.

Ao oferecer ao atacante Uochiton (conversando com o ex-técnico da seleção brasileira, Mano Menezes, na imagem acima), artilheiro da Kaiser 2010 pelo Sedex e atual campeão pelo Ajax, uma chance de viajar para o interior da Bahia, visitar a família, garantiu a chegada de seu novo camisa 10. "O Uochiton queria viajar para a Bahia, para ver parentes. Mas estava sem dinheiro. Nós o ajudamos a ir para a Bahia e depois ele acertou tudo para jogar no São Carlos", comentou.

O reforço, somado às contratações do lateral-esquerdo Ivan, que foi profissional no Ipatinga, e do meia Reinaldo, que passou pela base do Flamengo, fazem o São Carlos confiar no título de 2013. Também são novidades o zagueiro Índio, ex-Botafogo de Guianazes, o volante Barriga, ex-SDX, e o atacante Fabinho, vindo do Ferroviário.

"Eu mantive a base pensando no título deste ano. O Luisinho, vice-artilheiro da Kaiser do ano passado, e o atacante Marcinho ficaram e vão somar muito com o Uochiton. Mandei nove jogadores embora, mas nenhum era titular, e trouxe seis. Com fé em Deus, nos vamos conseguir ser campeão", disse Baiano.

Tutu se reforça com zagueiro que Cafu levou para a Itália

  • Renato Cordeito/UOL

O Tutu FC, do Jardim Iporanga, comemora ter contratado um zagueiro com passagens pela Roma, da Itália, e pelo futebol do Catar. Bruno Petrecciani teria, inclusive, sido levado pelo capitão do penta da seleção brasileira, Cafu, para o clube da capital italiana, pelo qual o ex-lateral jogou entre 1997 e 2003. "O Bruno é um jogador rodado e que será muito importante para a gente. Basta procurar que acha informação de quando ele jogou fora do Brasil", afirmou Anderson, diretor do Tutu. Em uma pesquisa pela internet, o beque segue sendo um mistério para a reportagem, mas o time da Zona Sul afirma que ele tem grande experiência internacional para reforçar o décimo colocado na Copa Kaiser do ano passado.

Além do defensor, o time contratou a atacante Rafael, que estava no Atlético Clube Diadema, e o meia Robson Aparecido. Saíram o volante Léo (Central Leste), o ala Du Bocão e o volante Thiaguinho, além de dois jogadores que foram para equipes profissionais: o meia Jeferson, agora no São Raimundo, do Amazonas, e o atacante Alex, reforço do Independente de Limeira, que joga a Série A-3 do Campeonato Paulista.

"Nós perdemos alguns jogadores, mas mantivemos destaques, como os atacantes Fábio Louco e Baiano. E mantivemos nossa zaga e o goleiro. A nossa ideia vai ser brigar pelo título. Vamos fazer vários amistosos até o começo da Kaiser, no mês que vem", disse Anderson. "Também teremos alguns garotos abaixo de 20 anos que estão vindo de Suzano", completou ele.

UOL Cursos Online

Todos os cursos