Topo

São Paulo sofre com retranca, mas bate Barueri e avança na Copinha

Gols de Boschilia e Ewandro salvaram São Paulo de cair na primeira fase da competição  - MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Gols de Boschilia e Ewandro salvaram São Paulo de cair na primeira fase da competição Imagem: MARCOS BEZERRA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

09/01/2014 20h52

Suada. Assim foi a classificação do São Paulo para a segunda fase da Copa São Paulo de Futebol Júnior na noite desta quinta-feira. Com a necessidade de uma vitória para seguir na competição, o time tricolor encontrou sérias dificuldades para furar o bloqueio defensivo do já eliminado Grêmio Barueri. No entanto, graças aos gols de Boschilia e Ewandro, os paulistanos venceram por 2 a 0 e seguem adiante no torneio.

Com o resultado conquistado na Arena Barueri, o São Paulo chegou a sete pontos e ficou com a primeira colocação do grupo W, mesma pontuação do Kashiwa Reysol, que goleou o Auto Esporte-PB, mas com vantagem no saldo de gols. Já o Grêmio Barueri deixa a Copinha com três derrotas.

Agora, o time tricolor espera a definição do terceiro melhor segundo colocado para saber quem será o adversário na próxima fase. 

Assim como na vitória sobre o Auto Esporte-PB, o São Paulo encontrou sérios problemas para furar o bloqueio defensivo criado pelo time adversário. Dono das ações no meio de campo, a equipe paulista travou a partir da intermediária, onde encontrava uma grande concentração de defensores.

Nas poucas chances claras que criou, o São Paulo parou na falta de pontaria. Aos oito minutos, Boschilia acertou grande passe em profundidade para Ewandro, que acertou a trave. Aos 38, Matheus Queiroz fez fila, passou por três e finalizou mal, sem assustar o goleiro.

Após o intervalo, o jogo ganhou ares de tensão. Pressionado por um resultado positivo para avançar na competição, o São Paulo continuou com a posse de bola, mas a pressão exercida no primeiro tempo diminuiu consideravelmente.

Com o Grêmio Barueri completamente fechado, o time tricolor encontrou ainda mais dificuldades para encontrar brechas na defesa adversária.
O alívio só veio aos 31. Após uma das raras tabelas com aproximação, Boschilia recebeu passe de Ewandro e bateu colocado na saída do goleiro.

O segundo veio já no fim do jogo. Aos 43, Ewandro recebeu passe em profundidade e finalizou com categoria no canto, sem chances para o goleiro.

Kashiwa goleia, mas fica com segundo lugar

Na outra partida do grupo, o Kashiwa Reysol deu uma demonstração de força e goleou o Auto Esporte-PB por 5 a 1, chegando a sete pontos e podendo cravar uma das vagas na próxima fase da competição entre os melhores segundos colocados.

Além de força, o time japonês também mostrou “solidariedade” ofensiva. Todos os gols foram marcados por jogadores diferentes. Shinnosuke Nakatami, Koki Oshima, Yusuke Kobayashi, Yuta Nakayama e Yuki Aizo deixaram suas marcas. Anderlan marcou o gol solitário dos paraibanos, que se despediram com três pontos.

Aquidauanense vence Santo André; Fla avança

Em jogo válido pelo grupo I, o Aquidauanense-MS derrotou o Santo André. Com o gol solitário de Thalysson, a equipe do Mato Grosso do Sul chegou a sete pontos e ficou com a segunda posição na chave, podendo ficar com uma das vagas como melhor segundo colocado.

O resultado também confirmou o Flamengo com a liderança do grupo. O clube carioca também terminou a primeira fase com sete pontos, mas levou a melhor no saldo de gols. 

Audax vence e confirma vaga

Quem também avançou nesta quinta-feira foi o Audax. Com dois gols de Seiji, o clube de São Paulo derrotou o JV Lideral-MA por 2 a 0 e confirmou 100% de aproveiramento na primeira fase da competição.

Com nove pontos conquistados, o Audax ainda manteve vivas as esperanças do Vasco, que pode terminar em segundo e brigar por uma vaga na próxima fase.