Topo

Com gols de 'profissionais', Atlético goleia Flamengo-SP e segue na Copinha

Do UOL, em Belo Horizonte

16/01/2014 17h47

Com gols marcados por Alex, Dodô e Carlos (três), que ano passado foram relacionados para jogos do time profissional, o Atlético-MG goleou o Flamengo-SP, por 5 a 0, na tarde desta quina-feira, no Estádio Nicolau Alayon. Com o resultado, o alvinegro mineiro se classificou para as quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior, deixando no meio do caminho a filial do Corinthians, que estava com 100% de aproveitamento. Com três gols, todos no segundo tempo, Carlos foi o nome do jogo.

O Atlético-MG espera agora pelo confronto entre São Paulo e Brasília, às 21h, desta quinta-feira, na Arena Barueri, para conhecer o seu adversário na fase seguinte da Copa São Paulo. O time atleticano, que vinha de campanhas irregulares na edições anteriores, mantém vivo o sonho de chegar ao seu terceiro título da tradicional competição.

Os dois times chegaram invictos ao jogo desta quinta-feira, sendo que o Flamengo-SP, equipe mantida por meio de uma parceria com o Corinthians, que banca as despesas da base, vinha de triunfo em todos os seus quatro jogos anteriores. Em sua 10ª participação, foi a primeira vez que o time de Guarulhos passou da fase inicial. Já o Atlético-MG, havia empatado com o Nacional, pelo Grupo Z, em partida que garantiu a primeira posição da chave, vencendo os outros três compromissos.

O Atlético-MG começou melhor a partida, tomando a iniciativa do ataque e levando perigo ao goleiro Rafael Aflalo, que foi obrigado a fazer difícil defesa, aos 7 min, quando Carlos fez grande jogada, driblou o marcador, mas chutou em cima do arqueiro adversário. O time atleticano encurralava o Flamengo-SP em seu campo defensivo, mas falhava nas finalizações.]

Aos 16 min, no entanto, em mais uma chegada perigosa pelo lado direito de seu ataque, o lateral Alex avançou bem e tocou na saída do goleiro Rafael Aflalo, abrindo o marcador. A vantagem não alterou imediatamente o panorama do jogo. O alvinegro mineiro continuou atacando, enquanto o Flamengo apenas se defendia. A primeira chegada ao ataque só ocorreu aos 22 min, em bela jogada l de Carioca, que bateu em cima da marcação.

O time atleticano pressionava a saída de bola do adversário, o que gerava constantes contra-ataques, especialmente com Carlos e Nolasco, jogadores rápidos. Aos 31 min, o técnico Caco Spinosa fez a primeira substituição, colocando o atacante Kekê na vaga do lateral esquerdo Lucas Balbino, passando Carioca para o lado esquerdo na tentativa de marcar os avanços de Alex. A alteração ajudou o time de Guarulhos a ficar mais ofensivo. Aos 37 min, Guaxupé fez boa jogada, tentou chutar duas vezes, errando ambas.

Caco Spinosa considera que o seu time não teve uma atuação normal na primeira etapa. “A gente demorou uns 15, 20 minutos para entrar no jogo, para nos adaptar à grama, que está muito alta e difícil de jogar, fazendo o jogo ficar mais lento, que não é o nosso forte”, avaliou o treinador. O lateral atleticano Alex se disse satisfeito por ter conseguido aproveitar os espaços, no início da partida, para chegar ao ataque e fazer o seu primeiro gol na Copa São Paulo. “É muito emocionante, fico feliz demais”, disse.

Com os mesmos times que terminaram o primeiro tempo, Atlético e Flamengo voltaram dispostos para a etapa final e cada equipe criou uma chances nos primeiros minutos. Nos dois casos, os atacantes não conseguiram completar bons cruzamentos de seus companheiros. Aos 5 min, foi marcado pênalti de Adam sobre Carlos, que, no minuto seguinte foi convertido pelo meia Dodô.

O Atlético-MG continuou melhor em campo e passou a aproveitar o fato de o Flamengo ter adiantado o seu time para contra-atacar. E, aos 18 min, fez o terceiro gol. Marquinhos acertou o travessão, em belo chute. No rebote, o atacante Carlos, que chegou a jogar pelo Brasileirão 2013, colocou a bola nas redes. Apesar da desvantagem, o Flamengo partiu para o ataque e teve boas chances. Numa delas, a arbitragem marcou dois toques na área atleticana, favorecendo o time paulista, que, não aproveitou a oportunidade. Carlos ainda marcou mais duas vezes, fazendo 5 a 0 e classificando seu time.