Topo

Atlético-MG goleia São Paulo e faz 'revanche' com Santos na Copa SP

Do UOL, em Belo Horizonte

18/01/2014 18h50

Sem tomar conhecimento da torcida adversária, o Atlético-MG goleou o São Paulo, por 5 a 1, neste sábado, na Arena Barueri, e garantiu vaga nas semifinais da Copa São Paulo de Futebol Júnior. O adversário da próxima fase será o Santos, atual campeão do tradicional torneio, na próxima terça-feira.

O Atlético terá a chance de dar o troco no Santos, que o eliminou no ano passado nas semifinais da Copa do Brasil sub-20. Depois de fazer 2 a 0 no jogo de ida, o time mineiro foi goleado pelos paulistas por 6 as 1 na partida de volta.

“É um bom time (o Santos). Tivemos a infelicidade de sair na Copa do Brasil perdendo para eles. Então é a chance de a gente fazer outro jogo e ganhar deles”, observou o meia Dodô, em entrevista ao canal Sportv.

A vitória dos mineiros neste sábado começou a ser construída no primeiro tempo, quando Nolasco e Carlos fizeram 2 a 0. O São Paulo diminuiu no início da etapa final com Ty, mas o Atlético voltou a marcar com Yago, Eduardo e Dodô, que decretaram a goleada atleticana.

Antes de derrotar o São Paulo, o Atlético havia vencido o Aquidauanense-MS, por 2 a 0, pelas oitavas de final e goleado o Flamengo-SP, por 5 a 0, nas quartas. Seu adversário nas semifinais, o Santos venceu o Taboão da Serra, por 3 a 0, também neste sábado.

O Atlético iniciou a partida determinado e foi para cima do São Paulo. Aos 8min, Carlos aproveitou cruzamento da direita e cabeceou firme, mas o goleiro Jairo defendeu. Dois minutos depois, o arqueiro são-paulino não segurou um chute fraco de Nolasco, que abriu o placar para o time mineiro.

Mais organizado em campo e com uma postura ofensiva, o Atlético dominava a partida quando ampliou aos 30min. Carlos, um dos destaques do time mineiro na competição, arriscou de fora da área e acertou o canto esquerdo de Jairo.

O São Paulo tentou reagir e criou dois lances seguidos de perigo. No primeiro, Gustavo finalizou rasteiro e Uilson fez boa defesa. Em seguida, Boschilia recebeu na esquerda e chutou cruzado, mas o goleiro atleticano voltou a defender.

Na reta final do primeiro tempo, o Atlético esteve mais perto de ampliar o placar ao criar oportunidades de gol. Na melhor delas, Carlos recebeu lançamento de Eduardo e, livre na área, finalizou por cima do gol de Jairo.

O São Paulo diminuiu aos 5min do segundo tempo. Adelino recebeu na frente e acertou o travessão. No rebote, a bola sobrou livre para Ty Sandows estufar as redes.

O tricolor paulista cresceu na partida e passou a pressionar o adversário. Sem a mesma postura ofensiva da etapa inicial, o Atlético chegava nos contra-ataque. Num lance de boa parada, o time mineiro ampliou.

Depois de uma cobrança de escanteio da esquerda, Yago, que acabara de entrar na partida, em lugar de Nolasco, desviou para o gol e Jairo não segurou a bola. Depois disso, o time mineiro deslanchou e voltou a marcar aos 31min e aos 38min com Eduardo e Dodô, respectivamente.