Topo

Corintianos esgotam ingressos para Copa SP, e Santos critica divisão

Diego Cardoso, desfalque do Santos na semifinal, voltará ao time na decisão da Copa São Paulo - Ricardo Saibun/AGIF
Diego Cardoso, desfalque do Santos na semifinal, voltará ao time na decisão da Copa São Paulo Imagem: Ricardo Saibun/AGIF

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

23/01/2014 22h20

A torcida do Corinthians esgotou a carga de ingressos destinada ao clube para a decisão da Copa São Paulo de juniores, que será realizada às 10h do próximo sábado, no Pacaembu. Enquanto isso, o Santos emitiu nota oficial para reclamar da divisão feita pela FPF (Federação Paulista de Futebol), responsável pela organização do evento.

A FPF disponibilizou 37 mil ingressos para a decisão da Copinha. Desse total, o Santos ficou apenas com o tobogã (10 mil) e os setores relacionados aos portões 21 e 22 (cada um comporta 2,2 mil espectadores). Até o fechamento das bilheterias nesta quinta-feira, restavam pouco mais de 800 entradas em cada área destinada à torcida da equipe do litoral.

“Discordamos do critério adotado pela FPF, que, unilateralmente e sem qualquer prévia comunicação aos envolvidos, definiu o Corinthians como clube mandante da partida, em que pese a indefinição do regulamento”, diz a nota oficial emitida pelo Santos.

Na nota oficial, o time da Vila Belmiro sugeriu que a divisão levasse em conta as campanhas das equipes na Copa São Paulo. Ou então que fosse feita por sorteio, já que o regulamento não é claro.

A FPF, contudo, contesta essa ideia. “A Federação Paulista de Futebol é a mandante e determina como vão ser os jogos. Não é como um campeonato normal. Você tem de ver o fator segurança, e nós estabelecemos o que é feito no Pacaembu em dias de clássicos”, disse o coronel Marcos Marinho, diretor de prevenção e segurança na entidade estadual.

A torcida do Corinthians teve direito a pouco mais de 16 mil ingressos para o jogo de sábado. O restante da carga, referente às numeradas, é considerado neutro – pode ser comprado por torcedores de qualquer equipe.

“Para auxiliar na venda, a gente disponibilizou as bilheterias do Parque São Jorge. O que eu fiquei sabendo é que o movimento foi muito grande, com filas o dia inteiro”, afirmou Lúcio Blanco, diretor de arrecadação do Corinthians.

Corinthians (em 2012) e Santos (em 2013) são os dois últimos campeões da Copa São Paulo. A decisão deste ano será a 18ª entre clubes paulistas na história do torneio, que está na 45ª edição.

O último encontro entre paulistas em uma decisão foi realizado em 2010, quando Santos e São Paulo disputaram a taça. Depois de um empate por 1 a 1 no tempo normal, o time do Morumbi venceu por 3 a 0 nas cobranças de pênalti.

“Com base em anos anteriores e em exemplos como esse jogo entre Santos e São Paulo, a Polícia Militar e a Federação Paulista de Futebol já têm um esquema propício”, completou Marcos Marinho.