Topo

10 do Corinthians na Copinha ganha time, filho e chance de ouro em um ano

Zé Paulo, meia do Corinthians na Copa São Paulo, comemora gol marcado na competição - Rodrigo Coca/Agência Corinthians
Zé Paulo, meia do Corinthians na Copa São Paulo, comemora gol marcado na competição Imagem: Rodrigo Coca/Agência Corinthians

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

24/01/2014 06h00

Há um ano, Zé Paulo mudava de clube após acusações de exagero na noite e se preparava para ser pai aos 19 anos. Hoje, ele é o camisa 10 e o artilheiro do Corinthians na Copa São Paulo, pode levantar a taça da competição de base mais importante do país e, quem sabe, conquistar um espaço no elenco de Mano Menezes.

A reviravolta começou com um anúncio diferente. Zé Paulo é pai de João Pedro, de cinco meses, fruto da relação com Ana Luiza. Um filho não é lá uma grande exceção entre jogadores da sua idade, já que não são poucos os que têm família montada. Diferente para ele foi ouvir, da própria mãe, que a namorada estava grávida.

“Elas são muito apegadas. Ela [Ana Luiza] não queria me contar. No fim quem tomou o maior susto fui eu”, diz Zé Paulo, que homenageia os pais com tatuagens nos antebraços e o filho com outro desenho no peito.

A mudança de realidade vinha em um momento delicado. Fluminense de Raposo, que fica no interior do Rio de Janeiro, Zé Paulo jogava na base do Cruzeiro, mas enfrentava rumores de que exagerava na noite e, também por isso, foi liberado para fechar com o Corinthians.

Em 2013, Zé Paulo passou boa parte do ano na reserva. A mudança ocorreu há três meses, quando Osmar Loss assumiu a equipe sub-20 e apostou no jogador. O camisa 10 fez cinco gols na campanha do Corinthians na Copinha, e foi especialmente decisivo no mata-mata, contra Juventude, Flamengo, Paraná e Fluminense.

“O Osmar foi muito importante para o meu crescimento. Me chamou para uma conversa, explicou o que ele queria”, disse Zé Paulo.

Hoje, ele é um dos mais cotados para receber a chance que todo participante da Copa São Paulo espera: uma chance no time profissional. Com poucas opções no meio-campo, Mano Menezes pode utilizar Zé Paulo ao longo do ano, embora isso não tenha sido definido pelo treinador.