Topo

Sob forte calor, Cruzeiro vence o ABC na abertura da Copa São Paulo

Do UOL, em Belo Horizonte

03/01/2015 13h06

Com 26 grupos e 104 equipes, a 46º edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior teve início neste sábado com um vitória do Cruzeiro sobre o ABC, por 3 a 0, em Indaiatuba, e assumiu a liderança do grupo O por ter maior saldo de gols que o Araguaína. Sob forte calor, as duas equipes sofreram em campo, principalmente com cãibras, e jogadores se arrastando no final da partida.

Na abertura do torneio, o anfitrião Primavera foi surpreendido pelo Araguaína. O time de Tocantins derrotou os paulistas por 2 a 1 com dois gols ainda no primeiro tempo, marcados por Thiago, aos 16min, e Matheus Barros, aos 24min. Matheus Mariano descontou para os donos do da casa aos 2min da etapa final.

O Cruzeiro, que busca o segundo título do torneio (ganhou em 2007), volta a jogar na terça-feira, quando enfrenta o Araguaína, em jogos que vale a liderança do grupo O. No outro duelo, no mesmo dia, Primavera e ABC tentam se manter vivos na competição.

Debaixo de um sol forte, o Cruzeiro abriu o placar logo aos 5min, com Fabrício. Depois de uma cobrança de escanteio da direita, o zagueiro celeste teve tempo de dominar a bola e estufar as redes do goleiro Pedrinho, que nada pôde fazer.

O time mineiro quase ampliou aos 20min. Igor bateu de primeira dentro da área e, dessa vez, o goleiro Pedrinho fez grande defesa para evitar o segundo do Cruzeiro. A equipe de Belo Horizonte, que atuava de forma mais organizada, ampliou aos 30min em cobrança de pênalti de Gabriel Moura. O árbitro marcou toque de mão do volante Igor na área.

O ABC tentou um a reação, mas chegou poucas vezes ao gol do Cruzeiro. Numa delas, aos 42min, Ítalo recebe na área e finalizou para a defesa do goleiro Alencar. O time mineiro quase chegou ao terceiro nos acréscimos. Hugo Ragelli desviou cruzamento na área, mas a bola passou rente à trave direito de Pedrinho.

No segundo tempo, o Cruzeiro diminuiu o ritmo por causa do calor forte e deu mais espaço para o ABC criar mais oportunidades. O time de Natal, no entanto, sofreu com o desgaste físico e alguns jogadores tiveram cãibras na etapa. O volante Heuler não suportou o problema físico e deixou a equipe potiguar, que havia feito as três substituições, com dez jogadores em campo.

Mesmo sem forçar muito, o Cruzeiro teve a chance de ampliar. Aos 27min, Denner recebeu livre na área e finalizou rasteiro, mas o goleiro Pedrinho salvou com o pé esquerdo. No acréscimos, o meia Gabriel Louzada selou a vitória celeste e garantiu a liderança do grupo com dois gols de saldo, contra um do Araguaína.

CRUZEIRO 3 x 0 ABC

Data: 03/01/2015 (sábado)
Local: Estádio Ítalo Mário Limongi, em Indaiatuba (SP)
Árbitro: Márcio Roberto Soares
Assistentes: Marcelo Ferreira da Silva e Denis Antonio Mistrelo
Cartões amarelos: Gabriel Moura (CRU), Leozinho (ABC)
Gols: Fabricio, aos 5min, Gabriel Moura, aos 30min do primeiro tempo; Bruno Louzada, aos 47min do segundo tempo

Cruzeiro
Alencar; Iago, Fabrício, Bruno Viana e Daniel Vançan; Savio (Bruno Campos), Gabriel Moura (Luís Felipe), Gabriel Louzada e Joilson; Igor (Denner) e Hugo Ragelli
Técnico: Paulo Ricardo

ABC
Pedrinho; Jardel, Rafael, Tonhão e Gleidson (Marcinho); Igor, Jandson Chiclete (Leozinho), Heuler e Itálo; Erick e Bebeto (Leandro)
Técnico: Gilmar Oliveira