Topo

Grêmio vence Paraná em 'pênaltis intermináveis' e vai às oitavas da Copinha

Do UOL, em São Paulo

13/01/2015 23h26

A busca pelo título inédito da Copa São Paulo de Futebol Júnior continua para o Grêmio. Em jogo disputado na noite desta terça-feira, em São José do Rio Preto, o time gaúcho venceu o Paraná nos pênaltis – após tempo normal empatado em 1 a 1 – e seguiu vivo na competição.

A classificação do Grêmio só veio depois de uma longa decisão por pênaltis. Venceu por 10 a 9, depois de Gritti defender a cobrança do goleiro rival e ainda converter a última e decisiva cobrança.

Agora, o time gaúcho encara nas oitavas de final a equipe do Goiânia, que terminou a primeira fase com sete pontos no grupo C e, nesta terça-feira, mais cedo, venceu o Linense, em Lins, pelo placar de 3 a 2.

Fases do jogo: Só deu Grêmio no primeiro tempo. Melhor tecnicamente, o time gaúcho tomou conta do jogo e, com ótimas trocas de passe, apesar do campo irregular, conseguiu envolver o time do Paraná, que nem em contra-ataques conseguia assustar o gol adversário. Mas mesmo bem superior, o Grêmio só conseguiu balançar as redes uma vez na etapa inicial, já aos 34min. Depois de jogada bem trabalhada pela direita e cruzamento de Tontini, Luís Felippe apareceu entre os zagueiros e mandou de cabeça no canto; o goleiro Lucão chegou na bola, mas falhou e não evitou o gol gremista. 1 a 0 no Teixeirão.

Mas na etapa final a história mudou. Com Guga no lugar de Marcus Vinícius o time paranista cresceu, e logo aos 8min, com o próprio Guga, fez o goleiro Gritti fazer uma ótima defesa depois de peixinho do atacante. Mas aos 11min o gol saiu. A defesa do Grêmio se atrapalhou e a bola sobrou para Alex Brilhante, que teve tempo de dominar dentro de área e soltar o pé. 1 a 1, e Paraná crescendo no jogo. Cresceu mais ainda quando Lucas Dias perdeu a noção e deu um carrinho violento em Ian, sendo expulso de campo pelo árbitro. Logo aos 25min, o Paraná quase virou, mas Gritti fez mais uma boa defesa.

Agora, porém, foi o time paranista quem não soube aproveitar. Mesmo com um a menos, não conseguiu dominar o jogo e viu o Grêmio equilibrar as ações ofensivas. Desta forma, o duelo acabou indo para os pênaltis. O Paraná iniciou as cobranças, e os 18 batedores converteram, até chegar nos goleiros. Lucão parou nas mãos de Gritti, que ainda converteu sua cobrança e colocou o Grêmio na próxima fase.

O melhor: Gritti. Já havia sido importante no segundo tempo com duas grandes defesas. Ainda defendeu uma cobrança de pênalti, converteu a sua e colocou o Grêmio na próxima fase.

O pior: Lucas Dias. Deu uma entrada criminosa no jogador do Paraná e acabou expulso. Deu sorte porque seu time venceu nos pênaltis, mas poderia ter acabado com a campanha do Grêmio na Copinha.

Para lembrar:

Em 2014... O Paraná ficou entre os oito melhores colocados na Copinha do ano passado. Perdeu nas quartas de final por 1 a 0 para o Corinthians, que acabou ficando com o vice-campeonato. Já o Grêmio parou na primeira fase ao ficar em terceiro do seu grupo.