Topo

Atlético-MG elimina Flamengo em longos pênaltis e vai às quartas da Copinha

Do UOL, em São Paulo

18/01/2015 21h18

O Atlético-MG é mais um time classificado para as quartas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A vaga foi conquistada nos pênaltis, depois de tempo normal sem gols. A equipe mineira levou a melhor sobre o Flamengo, venceu a longa disputa por 10 a 9 e assim continuou na briga pelo seu quarto título da competição.

Agora, o Atlético-MG aguarda o confronto entre Criciúma e São Paulo – que começa às 21h (de Brasília) deste sábado – para saber quem irá encaras na próxima fase da competição. As quartas de final da Copinha começam a ser disputadas na terça-feira.

Fases do jogo: O Flamengo começou o jogo bem melhor que o Atlético-MG, e logo no primeiro ataque reclamou (muito) de pênalti não marcado em cima de Thiago Santos. Continuou sendo superior depois disso, mas não fez o suficiente para superar a defesa do time mineiro, que só foi entrar no jogo a partir dos 30min, quando começou a equilibrar o duelo no meio-campo.

A cena se repetiu na segunda etapa: o Flamengo assustando logo nos primeiros minutos e acertando a trave aos 3min. Mas depois de um tempo o Atlético-MG começou a achar alguns contra-ataques perigosos e passou a levar perigo ao gol defendido por Daniel. Mas quem teve a chance de ouro do segundo tempo foi Jaja, que cara a cara chutou nas mãos de Rodolfo.

A partir dos 35min, o jogo ficou lá e cá, com ataques constantes dos dois lados. Mas as redes só seriam mesmo balançadas na decisão por pênaltis, que iniciou com o Flamengo. Douglas Baggio, Natan, Jajá, Thalis, Jorge, Leonan, Rafael Dumas, Yago, Juan Felipe e Bruno Tabata converteram suas cobranças, que foram para as alternadas. Dener, Victor Hugo, Matheus Sávio, Capixaba, Marquinhos, Jordan, Thiago Santos e Teixeira seguiram dando show e fizeram, mas Rocha errou para o Flamengo (Rodolfo fez linda defesa), Gustavo fez para o Atlético-MG e colocou o time mineiro nas quartas.

O melhor: Rodolfo. Acabou sendo decisivo. Pegou o pênalti de Rocha em linda defesa e colocou o Atlético-MG na próxima fase da Copinha.

Para lembrar:

Cinco títulos em campo. Enquanto o Flamengo é bicampeão da Copinha (1990 e 2011), o Atlético-MG já levantou a taça da competição três vezes: 1975, 1976 e 1983.

Defesas fechadas. Flamengo e Atlético-MG mais uma vez não levaram gols. O time carioca sofreu apenas um, ainda na primeira fase, enquanto a equipe mineira levou dois.