Topo

Na estreia de Cuca, Atlético-MG quer deixar de ser 'freguês' do Botafogo

Em sua estreia no Atlético-MG, Cuca quer vencer Botafogo, que treinou dois anos e meio - Bruno Cantini/Site do Atlético-MG
Em sua estreia no Atlético-MG, Cuca quer vencer Botafogo, que treinou dois anos e meio Imagem: Bruno Cantini/Site do Atlético-MG

Do UOL Esporte

Em Belo Horizonte

10/08/2011 07h00

Em crise, que culminou com a troca de Dorival Júnior por Cuca, o Atlético-MG estreia na Copa Sul-Americana, nesta quarta-feira, às 21h50, no Ipatingão, obrigado a desafiar números em busca de uma vitória na estreia do novo treinador. O Botafogo, que vem de goleada sobre o rival Vasco, por 4 a 0, pelo Brasileiro, tradicionalmente é um adversário difícil para o time atleticano.

  • Fábio Castro/Agif/Divulgação

    Botafogo vai poupar três titulares contra o Atlético, mas Loco Abreu estará em campo, no Ipatingão

O alvinegro carioca está invicto diante do Atlético-MG há quatro jogos, sendo que venceu os últimos três confrontos, dois como mandante e o terceiro visitante. Em 30 de outubro de 2010, pelo Brasileirão, o clube do Rio ganhou por 2 a 0. A última vez que o Atlético-MG derrotou o Botafogo foi em novembro de 2008, por 2 a 1, na condição de anfitrião.

Nos 10 últimos duelos, o Botafogo venceu sete, o Atlético-MG ganhou dois e houve um empate. Os números, de uma forma geral, são favoráveis aos cariocas. Na história do confronto, são 40 triunfos botafoguenses, contra 23 atleticanos e 21 empates. Pelo Brasileiro, o clube carioca bateu 16 vezes, perdeu 10 e aconteceram 10 resultados iguais.

Pela Copa Sul-Americana, competição em que se enfrentarão nesta quarta-feira, o Atlético-MG perdeu os dois jogos, sendo que marcou apenas três gols e sofreu oito. No mata-mata, o alvinegro carioca habitualmente leva a melhor sobre o time atleticano. Na Copa do Brasil, por exemplo, já foram duas eliminações.

Não bastasse os números do confronto, a situação atual dos dois times também é favorável ao Botafogo, que ocupa o sexto lugar, com 25 pontos (aproveitamento de 56%), próximo do G4. Já o Atlético-MG, que somou apenas 15 pontos (rendimento de 33%), é o 14º colocado, bastante ameaçado pela temida zona de rebaixamento.

A esperança atleticana está depositada na estreia de Cuca, que reencontrará com um antigo conhecido. O novo treinador atleticano, que há 50 dias deixou o rival Cruzeiro, comandou o Botafogo em 138 partidas com 70 vitórias, 38 empates e 30 derrotas, entre 2006 e 2008, com direito a curtíssimo interregno. No Botafogo, três titulares serão poupados, mas o atacante Loco Abreu, destaque da equipe, estará em campo.

Cuca, que já comandou o alvinegro carioca em vitórias sobre o Atlético, quer o seu time brigando pelo título da Sul-Americana.“Na minha ótica tem de entrar para tentar vencer. Queremos ir até onde puder, de preferência até o título. Em 2009, quando lutava contra o rebaixamento pelo Fluminense, sem poder perder nenhum jogo em 11, nós não abrimos mão da sul-americana e só não fomos campeões por um gol”, recordou o treinador.

Por isso, o Atlético-MG terá força máxima em campo na estreia pela Sul-Americana. Cuca fará mudanças em relação ao time que vinha sendo usado por Dorival Júnior. A primeira será no sistema tático, quando voltará ao 4-4-2, abrindo mão do 3-5-2. O zagueiro Réver e o lateral-esquerdo Guilherme Santos, que tinham sido barrados pelo treinador anterior, voltam à equipe, da mesma forma o volante Toró e o meia Caio, que cumpriu suspensão na derrota para o Figueirense, por 2 a 1, pelo Brasileirão.

Já no Botafogo, o técnico Caio Júnior decidiu poupar três jogadores, visando o jogo contra o América-MG, sábado, no Rio: Cortês, Renato e Elkeson. “Cortês vem de uma lesão grave, ainda não pôde treinar, só jogar. Precisa de recuperação e treinamento para render o máximo no sábado. Renato é um caso especial, um jogador de 32 anos que teve uma sequência de jogos de 90 minutos muito grande. O ideal é estar em condições no sábado. E o terceiro é o Elkeson. A fisiologia, que faz um trabalho muito competente, acha melhor poupá-lo”, justificou.

ATLÉTICO-MG X BOTAFOGO

Data:10/8/2011 (quarta-feira)
Horário: 21h50 (de Brasília)
Local: Estádio Ipatingão, em Ipatinga (MG)

Árbitro: Paulo César de Oliveira (BRA)
Auxiliares: Roberto Braatz (BRA) e Carlos Berkenbrock (BRA)
 

Atlético-MG

Giovanni (Renan Ribeiro); Patric, Réver, Leonardo Silva e Guilherme Santos; Serginho, Toró, Richarlyson e Caio; Magno Alves e André

Técnico: Cuca

Botafogo
Jefferson; Alessandro (Lucas), Antônio Carlos, Fábio Ferreira e Márcio Azevedo; Marcelo Mattos, Lucas Zen, Felipe Menezes e Maicosuel; Herrera e Loco Abreu

Técnico: Caio Júnior