Topo

Treinador do Palmeiras diz que avisou diretoria que Sul-Americana era prejudicial ao time

Gilson Kleina lamentou má atuação do Palmeiras diante do Millonarios - Ricardo Nogueira/Folhapress
Gilson Kleina lamentou má atuação do Palmeiras diante do Millonarios Imagem: Ricardo Nogueira/Folhapress

Do UOL, em São Paulo

24/10/2012 06h01

Torcida, diretoria comissão técnica e até jogadores do Palmeiras se dividem na hora de lamentar a eliminação do Palmeiras na Copa Sul-Americana. Depois da derrota por 3 a 0 para o Millonarios nas oitavas de final, o time brasileiro passa a ter apenas a disputa contra o rebaixamento no Brasileirão e isso é visto como o lado bom da derrota em Bogotá, na Colômbia.

O técnico Gilson Kleina, por exemplo, chegou a dizer que avisou sua diretoria que disputar um torneio como esse tinha mais riscos do que benefícios. Todo o discurso é pautado pelo fato dos palmeirenses terem garantido a vaga na Libertadores de 2013 ao conquistar a Copa do Brasil.

“A gente sabia que tinha esses jogos quando assumimos o Palmeiras. Eu até conversei com a diretoria e disse que, neste momento, a Sul-Americana tinha mais a nos prejudicar do que nos favorecer. E aí foi isso o que aconteceu. Não quero dizer que não quisemos a derrota, mas o Brasileiro é prioridade”, disse o comandante à Fox Sports após o jogo.

Um bom exemplo é que Kleina precisou se limitar com os 25 nomes inscritos por Luiz Felipe Scolari na competição. Nessa lista, três eram goleiros e sete eram zagueiros. Além disso, o atual comandante não poderia contar com Maikon Leite, Valdivia, João Vítor e Correa, que estavam lesionados. Henrique, Maurício Ramos e Marcos Assunção foram poupados para evitar desgaste, e João Denoni, Patrick Vieira e Leandro não estavam inscritos por opção da antiga comissão técnica.

Sendo assim, apenas 18 jogadores estavam à disposição. Não à toa, apenas 17 viajaram, já que não havia necessidade de que três goleiros fossem levados.

“Nós temos que saber diferenciar bem as coisas. Queríamos o resultado? Sim. Mas uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. Nós tivemos muitas perdas de um jogo para cá e estamos tentando administrar da melhor maneira. Nós tivemos jogadores lesionados, outros que não foram inscritos e eu não consigo encaixar o time da noite para o dia. O nosso padrão de jogo foi condenado e fomos forçados a trocar várias pessoas. Agora é retomar e pensar no Brasileirão”, completou o comandante.

Se na Copa Sul-Americana o time foi formado com Bruno; Artur, Thiago Heleno, Leandro Amaro e Juninho; Tiago Real, Patrik, Márcio Araújo e Daniel Carvalho; Mazinho e Hernán Barcos, no Campeonato Brasileiro, a formação para o jogo de sábado deve sofrer mudança estrutural e ter a seguinte escalação: Bruno, Artur, Maurício Ramos, Henrique e Leandro; Marcos Assunção, João Denoni e Patrick Vieira; Obina, Luan e Hernán Barcos.